História, perguntado por felipesry2, 1 ano atrás

Absolutismo:quais as teorias de Thomas Hobbes e Jacques Bossuet?

Soluções para a tarefa

Respondido por clansofroyale201
7

Resposta:

Explicação:Thomas Hobbes (1588 – 1679) foi um dos teóricos mais radicais do absolutismo. Ele defendeu a tese de que “o homem era o lobo do homem”, afirmando que os seres humanos nasciam ruins e egoístas por natureza. Esse pessimismo perante a humanidade levou o teórico inglês a propor um pacto político em que as pessoas conseguiriam conquistar paz e felicidade. Esse pacto dizia que para a humanidade viver em harmonia, ela deveria abdicar de seus direitos e os transferir a um soberano cujo papel era conter o ímpeto do homem em seu estado de natureza. Dessa forma, Hobbes legitimou a existência do poder real afirmando que era através dele que as pessoas não viveriam em um cenário de caos e guerra.  

Jacques Bossuet (1627 – 1704) foi o teórico responsável por envolver política e religião em sua tese. Ele partiu do pressuposto que o poder real era também o poder divino, pois os monarcas eram representantes de Deus na Terra. Por isso, os reis tinham que possuir controle total da sociedade. Dessa forma, eles não poderiam ser questionados quanto às suas práticas políticas. Assim, o monarca possuía o direito divino de governar e o súdito que se voltasse contra ele estaria questionando as verdades eternas de Deus.

Respondido por fernandalal
13

Thomas Hobbes viveu durante os absolutismo Inglês.

Ele afirmava que, o Rei precisa ser autoritário para que a sociedade seja organizada, mesmo que os cidadãos percam seus direitos.

Jacques Bossuet viveu durante o absolutismo Francês. Ele é o menos conhecido dentre os filósofos da época, mas sua ideia foi mais utilizada.

Ele afirmava que o Rei é um representante de Deus na Terra (Teoria do Direito Divino).

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes