Português, perguntado por leticialauany5, 7 meses atrás

ABSOLUTISMO: O FORTALECIMENTO DO REI - CONSOLIDAÇÃO
O teórico absolutista inglês Thomas Hobbes também defendia o poder integral do rei, mas sem recorrer argumentos religiosos. Hobbes defendia que os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Haveria assim um contrato social, um pacto entre as pessoas, onde cabia ao rei garantir a ordem a segurança e a paz desde que o povo se submetesse à autoridade real. A ideia de Hobbes ficou conhecida como Contrato Social
Amparados nessas teorias, diversos reis europeus concentraram ainda mais poder: ampliaram seus exércitos, constituíram um grupo de funcionários para atuar na administração do Estado, aumentaram a cobrança de impostos, criaram leis que aboliram antigas estruturas feudais como a suserania e vassalagem. Assim, a autoridade do rei tornou-se quase absoluta, pois não havia outros poderes que a limitassem, a não ser aquilo que o rei considerasse ser a Lei de Deus.
Na Inglaterra, até mesmo as conquistas que os nobres tinham obtido em 1215, com a assinatura da Carta Magna, foram perdidas em consequência das ações absolutistas do reis. O rei inglês Henrique VIII, para manter seu poder absoluto, rompeu até com a Igreja Católica, a instituição mais poderosa da Europa nesse período. Além de não mais se submeter ao Papa da época, Henrique VIII confiscou as terras e todos os bens da Igreja que ficavam no território inglês, criando também uma nova corrente da religião cristã: o anglicanismo e a Igreja Anglicana.
Na França, o rei Luís XIV acumulou as funções de rei e primeiro-ministro, extinguindo ainda o Conselho Real, que auxiliava o rei. Considerando-se um representante de Deus na terra, Luís XIV elaborou um grande culto à sua imagem – escolheu o sol como seu símbolo e passou a ser chamado de o Rei Sol, afirmando sobre si mesmo que o “Estado sou eu.”


1. Explique como funcionava a chamada teoria do Contrato Social elaborada por Hobbes.


2. Os reis Henrique VIII, da Inglaterra e o rei francês Luís XIV são exemplos de monarcas absolutistas. Descreva:a) atos de Henrique VIII que demonstram que esse monarca exercia poder absoluto sobre os inglesesb) atos de Luís XIV que demonstram que esse monarca exercia poder absoluto sobre a França

Soluções para a tarefa

Respondido por mm3e166o
0

Resposta:

ah, boa sorte com a sua pergunta

Explicação:

preciso também de pontos:)


mm3e166o: onw,so estou fazendo a mesma coisa que você fez,tem algum problema nisso?
mm3e166o: pra você eu acho que não ne? ja que você faz a mesma coisa
Perguntas interessantes