Absolutismo e Mercantilismo (RESUMO)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão.
Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII.
espero ter ajudado
Obs:
Olha, não sei se vai ajudar mas toma aí
Resumo:
Absolutismo e Mercantilismo
O Mercantilismo:
A principal característica dessa prática era a grande intervenção na economia. Essa prática foi adotada durante a expansão marítima europeia, o crescimento comercial e a criação de um mercado mundial, fazendo assim com que a economia dos estados europeus decolasse. Os estados mesmo com suas diferenças tinham um objetivo em comum, a obtenção de metais preciosos, essa prática ficou conhecida como metalismo. O governo também queria ter uma balança comercial sempre positiva, assim ele diminuiu as importações do país e também possuía grandes impostos em produtos estrangeiros.
Absolutismo:
Absolutismo é uma ideia que defende que alguém , no caso, um monarca, deve ter o poder absoluto, ou seja, independente de qualquer órgão. Normalmente essa prática dividia a sociedade em três camadas, a primeira era composta pelo clero, a segunda pelos nobres e a terceira pelos burgueses, camponeses, artesãos e pessoas mais pobres.
O Absolutismo Espanhol
A Coroa espanhola investiu muito na expansão marítima e na colonização de outros territórios, uma coisa que facilitou muito essas ações foi a exploração de metais preciosos na América, fazendo que o governo espanhol enriquecesse muito.
O Absolutismo em Portugal
Ele começou a ganhar força no século XV, quando D. João II contratou navegadores experientes e negociou com investidores para ajudarem na construção de navios, durante o mesmo reinado ele assinou o Tratado de Tordesilhas, e ele continuou incentivando as navegações, fazendo com que os portugueses virassem grandes comerciantes na Europa .Tudo isso deixou ele com mais poder nas mãos.
O Absolutismo Inglês
Henrique Tudor procurou centralizar o poder em suas mãos, ele começou investindo na frota naval do país, mas na Inglaterra o poder do absolutismo foi limitado por causa da Carta Magna, porém o Parlamento inglês foi fechado várias vezes, fazendo com que muitos reis renovassem o poder absoluto.