História, perguntado por alineibrahim04, 8 meses atrás

absolutismo e iluminismo na europa resumo​

Soluções para a tarefa

Respondido por m4ndh4
2

Resposta:

Absolutismo:

Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobbes. Esta ideia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina do Direito Divino dos Reis, que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que não podem ser depostos a não ser por Deus, defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.

Iluminismo:

O iluminismo desempenhou grande influência sobre o aspecto político e intelectual de boa parte dos países ocidentais. Algumas mudanças políticas importantes aconteceram, bem como a implantação e formação de estados-nação, a ampliação de direitos civis, além da diminuição do poder da igreja.As causas do iluminismo foram o Renascimento Comercial e Cultural na Europa, juntamente com o fortalecimento e a redescoberta da visão racial de mundo, advinda da filosofia grega, somados à ascensão da burguesia e de pensadores.

Respondido por lauramaciel649
1
O absolutismo na Europa consistia na centralização de poder, tanto do rei quanto da igreja. Já iluminismo foi o século das luzes, que veio com o intuito de acabar com absolutismo monárquico, poder da igreja e centralização política.
Perguntas interessantes