Abordando o processo de Transposição Didática, Schneuwly faz as seguintes considerações:
“A seleção, a construção e a organização destes conteúdos no interior das disciplinas não depende unicamente da adequação à realidade de referência, mas igualmente da eficácia, em um dado contexto social e histórico, para a aprendizagem de novos modos de apropriação. A gramática escolar, por exemplo, não é a cópia da descrição e da análise linguísticas concebidas pelos linguistas, mas uma construção altamente original que franqueia o acesso e o domínio da língua em situações formais, orais ou escritas. Os gêneros escolares tradicionais, como a redação ou a dissertação não são adaptações arbitrárias de gêneros literários, mas formas de textos, produzidas pela escola, concebidas para a apropriação da redação em um dado momento da história escolar. (SCHNEUWLY, 2009, p. 32)
Fundamentando-se no excerto, analise as seguintes assertivas sobre o processo de transposição didática quanto à veracidade – V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
I. Embora os conteúdos das disciplinas tenham como base os saberes científicos de referência, eles sofrem transformações em virtude tanto do contexto sócio-histórico quanto de questões oriundas da própria forma escolar.
II. As adaptações dos saberes de referência, realizadas pelos sistemas escolares implicam em mudanças necessárias para o processo de ensino, ou seja, os saberes precisam ser didatizados.
III. O saber ensinado em sala de aula sofre um longo e complexo processo de transformação e assume uma forma simplificada e, necessariamente, equivocada quando ensinado na escola.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
A: F V V
B: V V V
C: V V F
D: F F F
E: V F V
ericapizzicamargo:
Resposta: c : V V F
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta: C) VVF
Explicação: eu fiz e acertei!
Respondido por
1
Resposta:
C. V-V-F
Explicação:
Perguntas interessantes