Sociologia, perguntado por Azevedo21, 10 meses atrás

Abordamos um tema que, por seu alcance e profundidade, é alvo constante de intensas discussões. A cidadania, com toda sua carga histórica, assumiu diferentes significados no decurso dos séculos. De uma época onde uma ideia restritiva de participação popular vigorava e acabava restringindo a participação popular em questões sociais, avançamos para um estágio no qual a cidadania ganhou amparo legal. Para isso, alguns dispositivos foram importantes. No caso específico do Brasil, a ampliação de direitos aos cidadãos ocorreu com a Carta Constitucional de 1988. Tendo como pano de fundo essas observações, analisemos os seguintes textos que também versam sobre o assunto:

1 - “Por qualquer ângulo que se remonte ao princípio, chega-se, sempre, à mesma conclusão: saber que o pacto social estabelecido entre os cidadãos tem tal igualdade, que eles se encontram todos nas mesmas condições, e todos devem gozar dos mesmos direitos. Assim, pela natureza do pacto, todo ato de soberania, isto é, todo ato autêntico da vontade geral, obriga ou favorece igualmente todos os cidadãos, de modo que o soberano conhece somente o corpo da nação e não distingue nenhum dos que a compõem” (ROUSSEAU, 2000, p. 73).

2 - “Uma cidadania plena, que combine liberdade, participação e igualdade para todos, é um ideal desenvolvido no Ocidente e talvez inatingível. Mas ele tem servido de parâmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada país e em cada momento histórico” (CARVALHO, 2002, p. 09).

Tratam-se de ideias que, concebidas em contextos históricos distintos, analisaram cenários marcados por realidades e circunstâncias diversas. O primeiro trecho fora extraído da obra “O Contrato Social”, lançada pelo filósofo francês Rousseau em 1762. O segundo, por seu turno, é do historiador brasileiro José Murilo de Carvalho e integra a obra “Cidadania no Brasil: o longo caminho”, publicada em 2001. Ambos foram aqui adotados para ilustrar que o fenômeno da cidadania é historicamente definido. Mas, mesmo separados temporalmente, o pressuposto que os define busca evidenciar a importância de premissas como “igualdade para todos” e “mesmos direitos” na construção de um ideal de cidadania.

Proposta

Com base no que foi apresentado, redija um texto que contemple as seguintes noções/questões:

1) O caráter histórico do conceito de cidadania, resgatando exemplos presentes na sociedade brasileira;

2) A importância da participação popular na construção/preservação da cidadania, considerando que a cidadania está em constante processo de transformação;

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
19

Olá!

A cidadania surgiu no Brasil a partir da conquista dos direitos dos cidadãos, principalmente sobre a possibilidade da vida em sociedade de maneira digna, onde podemos destacar:

O fim da escravidão;

A consolidação dos direitos e da constituição federal;

As melhorias no processo de educação, oferta de emprego, saúde e segurança.

Por fim, a participação popular é mais que necessária pois na democracia em que vivemos, a união e o manifesto são tão básicos quanto a escolha de um candidato, e, é nosso dever enquanto cidadãos buscar nossos direitos.


Até mais!

Perguntas interessantes