Sociologia, perguntado por domingaspsbalbino, 1 ano atrás

abolicionismo no Brasil atualmente

Soluções para a tarefa

Respondido por amanda28111987
4

Abolicionismo pode ser definido como um movimento político e social, como um conjunto de ideias e ações que defendia e lutava pelo fim da escravidão.

No Brasil, o movimento abolicionista foi um produto da década de 1880 e contou com a participação de vários setores da sociedade como, por exemplo, políticos, médicos, advogados, jornalistas, artistas, estudantes etc., com exceção dos grandes proprietários de terra, como os cafeicultores paulistas, que perdiam com o fim da mão-de-obra escrava.

Os adeptos do movimento desenvolveram várias atividades em prol da abolição. Por exemplo, a Sociedade dos Caifazes, de São Paulo, um movimento abolicionista radical, incentivava e organizava fugas de cativos, utilizando as ferrovias. Do Oeste do estado de São Paulo, os escravos eram levados a São Paulo e de lá para Santos, onde organizaram o grande quilombo Jabaquara, com aproximadamente dez mil habitantes

O Brasil foi o último país da América Latina a abolir o regime de escravidão, por motivos como a divisão do território em fazendas, sesmarias, capitanias e o poder econômico concentrado na mão de pequenos grupos.

Perguntas interessantes