História, perguntado por alison66, 1 ano atrás

abolição da escravatura no Brasil. oque vocês entenderão?

Soluções para a tarefa

Respondido por iSmiile
4
Em 1850, uma lei foi criada, e nomeada como a lei Eusébio de Queirós, em homenagem ao seu autor, senador e até então ministro. Essa lei proibia o tráfico de escravos no Brasil, mas ela acabou não sendo muito respeitada por algumas pessoas daqui, o tráfico continuou, mas em grande minoria. 
Até que, em 1888, enquanto o D. Pedro II estava de viagem, e sua filha, princesa Isabel estava no comando, por total pressão da Inglaterra – que até então tinha interesse em acabar com a escravidão do mundo inteiro, a fim de exportar seus produtos – uma lei foi assinada para que todos os escravos fossem libertos, nomeada como a lei Áurea.
A princesa, ao assinar a tal lei, se direcionou à sacada de sua casa e anunciou a abolição da escravidão no Brasil. O resultado nem foi um dos melhores, pois grande parte dos escravos ficavam desamparados ao serem libertos, não tinham moradias, empregos nem nada, e ninguém os ajudou, e assim o número de assaltos no Brasil se elevou, e os ex-escravos construíram suas casas em morros do Rio de Janeiro, e aí se originou as atuais favelas do Rio.
E no fim, alguns dos ex-escravos  preferiam que a escravidão permanecesse, daquela forma ao menos eles tinham moradia, comida e roupas, por mais ruins que fossem. 
E os fazendeiros, por sua vez, adotaram a alternativa de contratar os imigrantes para trabalharem em suas fazendas, tornando a mão de obra livre no Brasil ainda mais predominante, e outros permaneciam com os ex-escravos, mas pagando-os, um salário bem miserável, mas ainda sim um salário. 

alison66: Obrigado.
Perguntas interessantes