Abocanhando 49,29% do território brasileiro, a Amazônia é hoje o maior bioma do mundo, que abrange nove países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname). São cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos, 1,3 mil espécies de aves, habitando em 4,196.943 km² de florestas densas e abertas.
Embora ampla e inegavelmente rica, abrigando a maior bacia hidrográfica do mundo e uma imensa reserva de madeira, a Amazônia, no entanto, mostra-se frágil. Além de sensível às ações antrópicas, cujas pequenas interferências podem causar danos de proporções irreversíveis, o ecossistema amazônico também sofre com a instabilidade climática e os baixos índices socioeconômicos da região. Evolução do desmatamento na Amazônia
Na Amazônia, a matança de agricultores e índios ocorre num território que perdeu, até agora, 20% da cobertura nativa. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia Legal perdeu uma área total de 762 mil km², equivalente a 17 Estados do Rio de Janeiro. Estima-se que 42 bilhões de árvores adultas tenham sido cortadas.
Numa conta conservadora feita por técnicos do Ibama a pedido do Estado, o crime organizado movimenta R$ 3 bilhões por ano com a queda da floresta, considerando-se apenas a etapa em que o tronco deixa a mata. Há ainda a cadeia de beneficiamento da madeira que vai faturar pesado sobre o negócio. É dinheiro mais do que suficiente para irrigar campanhas políticas em municípios e Estados, patrocinar a expansão da grilagem e, se necessário, executar quem e quantos forem necessários.
Considerando os textos e os mapas sobre desmatamento no Domínio Amazônico, considere
( ) A maior faixa de desmatamento da floresta amazônica brasileira ocorre próxima as áreas próximas dos Cerrados em decorrência da expansão das lavouras de grãos que substituem biodiversidade e potencial biotecnológico por monoculturas com alto grau de dependência econômica das corporações industriais norte-americanas e europeias.
( ) As margens dos rios amazônicos apresentam desmatamentos devido a presença não apenas de recursos minerais, mas por serem as vias de transporte tanto de pessoas como mercadorias. Estes rios muitas, das vezes, são a única forma mais barata de deslocamento.
( ) A partir de 2019 as políticas ambientais do governo federal privilegiam o desenvolvimento sustentável, sendo que os investimentos nos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) são os maiores de todos os demais da esfera nacional.
( ) As leis ambientais no Brasil são rígidas, atendem padrões internacionais, por outro lado, o sucateamento dos órgão fiscalizadores e a violência dos agentes privados na invasão de terras devolutas, reservas nacionais e indígenas é superior a capacidade de resistência dos movimentos sociais e dos agentes fiscalizadores de tais áreas públicas.
( ) Compreender a dinâmica da biodiversidade amazônica depende de técnicas, tecnologias e mão-de-obra especializada. Transformar essa biodiversidade em riqueza econômica passa pelos investimentos em pesquisas e nas mudanças de ver a floresta como apenas fornecedora de matérias-primas básicas para o mercado internacional.
A sequência correta das afirmativas acima para verdadeiro (V) ou falsot (F) é:
a.
F F V F F
b.
V V F V V
c.
V F F F F
d.
V F F V F
e.
F V V V V
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
A letra B)
V - V - F - V - V.
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Psicologia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás