ABIÁ
Ave sonora, que na veiga extensa
Trinas endechas de sentido amor,
Que de vertigens não me entornas n'alma
Asilo onde se abrigou a dor.
Teu canto é doce, como é doce a vida
Serena e bela no sorrir das flores;
Mas não modules tão sentido canto
Que o prado ameno nos promete amores.
Amo teu canto, como a virgem ama
O áureo sonho d'um porvir gentil;
Sinto minh'alma taciturna e triste
Acompanhar-te no trinar febril.
Tremem as fibras de meu seio virgem,
Quando teu hino n' amplidão se espraia
; E sobre a fronte pensativa e triste
Uma saudade languemente paira.
Ouvindo esse hino me falece o alento...
Não sei que sinto que me enleia... e choro!
Fujo dos campos... os ouvidos cerro
Mas ouço sempre teu cantar sonoro.
Ave divina, que na veiga extensa
Trinas endechas de sentido amor
, Que de vertigens não me entornas n'alma,
Asilo onde se abrigou a dor.
Júlia da Costa
Vocabulário:
Veiga: campo fértil e cultivado; várzea, vargem, abarga.
Endechas: poemas melancólicos, canção triste.
Júlia da Costa foi uma poetisa do Romantismo, e muitos dos seus poemas apresentam características desta concepção.
I. Amor livre, idealismo;
II. Subjetivismo e egocentrismo;
III. Nacionalismo e ufanismo;
IV. Culto à natureza;
V. Sentimentalismo exacerbado;
VI. Religiosidade.
1. Das características acima, quais podemos notar no poema SABIÁ?
a) I, II e III.
b) II, III, e IV.
c) II, IV e V.
d) IV, V e VI.
2. No trecho “Teu canto é doce, como é doce a vida”, notamos duas figuras de linguagem. Que figuras são essas?
a) sinestesia e comparação.
b) metáfora e comparação.
c) metáfora e metonímia.
d) sinestesia e metáfora.
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
Resposta:
1-C e 2-A
Explicação:
Classroom
Respondido por
4
1. Acerca do poema apresentado, está corretamente colocada a letra c. Nota=se a presença de grande subjetivismo no decorrer da leitura, bem como egocentrismo. Além disso, o culto à natureza está presente, fazendo inclusive relação com a religiosidade.
2. A passagem: “Teu canto é doce, como é doce a vida”, apresenta as seguintes figuras de linguagem a. sinestesia e comparação, haja vista que a mistura de sentidos está relacionada com a sinestesia, e há comparação entre o doce e a vida.
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