Abertura dos portos
Antes da abertura dos Portos, os produtos que saíam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal, assim como os produtos importados a serem enviados para a Colônia [...]. Nada se comprava ou vendia na Colônia sem passar antes por Portugal.
A decisão de D. João foi festejada pela população por anos, apesar de tal decisão, na verdade, ter sido tomada por necessidade e conveniência. Com a transferência da Família Real para o Brasil, e com Portugal nas mãos de Napoleão, o comércio com os demais países precisou ser feito sem intermediários.
De acordo com esse texto e essa imagem, a abertura dos portos às nações amigas (1808) marcou
a)a disputa pela província do Prata.
b)a expansão territorial inicial da Colônia.
c)o fim do pacto colonial com a Metrópole.
d)o início dos conflitos pela Independência.
e)o término do tráfico negreiro no Atlântico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C
Explicação:
Com a vinda da família real ao Brasil não foi mais necessário enviar as mercadorias para Portugal, pois lá não era mais a metrópole
A Abertura dos Portos às nações amigas marca o fim do pacto colonial entre a Metrópole e o Brasil, que passa a fazer comércio com outros países além de Portugal. A letra c está correta.
Quando a Família Real mudou-se com sua corte para o Brasil, várias mudanças foram necessárias para que todos pudessem ter uma vida mais semelhante com aquela que tinham em Portugal, e o fim do pacto colonial era apenas uma das várias mudanças que ocorreriam no Brasil.
A corte inicialmente chegou em Salvador e posteriormente foram para o Rio de Janeiro, onde diversas obras de infraestrutura foram realizadas para melhor acomodar a família real.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/11132053