ENEM, perguntado por limaemilly1123, 5 meses atrás

Abandono de idosos em questão na contemporaneidade (urgente!!!)

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminkkkjk11
2

A notória obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de problemas e conflitos sociais. Fora da ficção, a sociedade brasileira denota-se contraditória à obra supracitada, uma vez que o individualismo histórico, interligado às negligências governamentais, realça o abandono de idosos na contemporaneidade. Logo, faz-se necessária a atuação de subterfúgios eficientes, a fim de mitigar esse infortúnio social brasileiro.

Vale salientar, a princípio, as diretrizes que viabilizam, no que tange o corpo social, o abandono de idosos. Nessa perspectiva, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a população vivência um período denominado de “Modernidade Líquida”, o qual é marcado pela fragilização das relações socioafetivas frente à uma sociedade extremamente individualista, que preestabelece paradigmas a serem seguidos e, consequentemente, provoca a exclusão, a marginalização e o abandono de idosos. Sendo assim, observa-se a necessidade de programas sociais adequados, os quais busquem combater essa problemática.

Outrossim, na realidade nacional, é visível a ausência, em sua grande maioria, de medidas estatais que visem coibir o problema analisado. Em contraparte, de acordo com o filósofo contratualista John Locke, é dever do Estado proporcionar, no que concerne o âmbito constitucional, o indubitável direito dos cidadãos brasileiros à dignidade da pessoa humana, bem como prestar amparo às pessoas idosas. Nesse contexto, observa-se que os idosos tenderão a sofrer com a exclusão, a marginalização e o abandono, ficando à mercê da inércia governamental, o que transcende a necessidade de alternativas que visem a melhoria dessa realidade distópica.

Desta maneira, mediante as argumentações enfatizadas, é necessária a intervenção do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade – através do Ministério da Cidadania, a fim de estabelecer mecanismos eficientes para o combate da problemática supramencionada. Para tal, esse agente deve criar programas sociais, os quais busquem garantir os direitos dos idosos e, consequentemente, atenue os índices de abandono que acometem essa mazela populacional. Desta forma, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a comunidade brasileira se aproxime da utopia retratada por More em sua obra.
Perguntas interessantes