Abaixo se encontram descritas diferentes características dos processos de independência da América Latina e da América do Norte. Sobre esse contexto, leia as alternativas abaixo. I. Nos Estados Unidos, como coincidência imediata de seu processo de independência, ocorreu a abolição da escravatura. II. Em toda a América Espanhola ocorreu uma aliança entre as elites locais e os setores populares contra os interesses metropolitanos sem, contudo, produzir mudanças nas formas de governo. III. Na América Portuguesa, a transferência da corte para o Rio de Janeiro, bem como a abertura dos portos às nações amigas, constitui-se em importante fator para a crise do sistema colonial.
Soluções para a tarefa
Sobre as características da independência da América Latina e da América do Norte, é correto o que se afirma em:
- Afirmações III e IV apenas.
I) Incorreta: Nos Estados Unidos a independência dos Estados Britânicos foi declarada em 1776, porém foi em 1865 que a emenda da Constituição aprovada, abole oficialmente a escravidão.
II) Incorreta: a América Espanhola não fez alianças entre as elites locais e os setores populares, por tanto não houve mudanças nas formas de governo.
III) Correta: Na América Portuguesa, a transferência da corte para o Rio de Janeiro ea abertura dos portos foi um fator para a crise do sistema colonial.
Tal situação implicava que todo o império colonial português fosse governado a partir de uma das colônias, o Brasil, de modo que o referido território fosse elevado à situação jurídica e administrativa igual à de sua metrópole invadida por tropas estrangeiras.
IV) Correta: O processo de independência no Haiti caracterizou-se por uma rebelião escrava, constituindo-se em um singular modelo de luta anticolonial.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/32523098
Resposta:
Afirmações III e IV apenas.
Explicação:
Confia.