Matemática, perguntado por anakarlaqueiroz, 10 meses atrás

Abaixo estão algumas afirmações sobre o processo de inflação, diga se cada uma delas é verdadeira ou falsa, escrevendo uma justificativa para a sua escolha.

Se o governo brasileiro tem uma dívida bilionária com alguma empresa, pode simplesmente pedir que a Casa da Moeda imprima notas e isso não vai impactar a economia de maneira negativa.
A demanda alta por certos produtos faz com que seus preços subam, gerando inflação. Por exemplo, se muitas pessoas precisam de máscaras de proteção ao mesmo tempo, seu preço aumenta, já que as pessoas estão dispostas a pagar mais caro pelo produto, fazendo o processo de inflação acelerar.
Apesar de os preços dos produtos e serviços subirem por conta da inflação, o salário mínimo também é ajustado de forma que os trabalhadores não percam “poder de compra”, ou seja, possam continuar comprando as mesmas coisas.

Soluções para a tarefa

Respondido por phamorim18
0

Resposta:

F, V, F

Explicação passo-a-passo:

1. Falso, pois a impressão de papel moeda gera inflação. Para entender melhor esse fenômeno, vamos seguir uma analogia.

Imagine que vc tem 100 reais. Para você representar esse valor, você pega 10 papéis, cada um valendo 10 reais. Se você imprimir 10 novos papéis, cada um dos papéis valerá menos, pois os 100 reais dividido por 20 = 5 reais cada.

O mesmo ocorre se o governo imprimir mais dinheiro sem existirem novas riquezas, as notas irão valer menos, pois haverá mais em circulação.

2.V

3. Essa é um pouco mais complicado. Todo ano, o governo reajusta o salário mínimo com base na inflação, com o intuito de não diminuir o poder de compra do povo. Entretanto, esse reajuste nem sempre acompanha a inflação totalmente, o que resulta na perda de valor. Além disso, as pessoas que ganham acima do salário mínimo têm uma perda do valor do salário, pois o que eles ganham não é reajustado sempre, apenas o salário mínimo é. Por conta desses fatores, digo que essa é Falsa, mas talvez seu professor tenha uma interpretação diferente.

Perguntas interessantes