Português, perguntado por meuryfb98, 4 meses atrás

) Abadá: palavra de origem africana, do iorubá, trazida pelos negros malês para a Bahia. Vestuário (calça) usada por capoeiristas. 2) Mandioca: palavra originada do tupi e significa casa de mani (a deusa benfazeja dos guaranis). Com base nas informações apresentadas, leia e avalie as asserções a seguir: I) Os profissionais atuais da linguística brasileira encontram barreiras para discutir sobre as variedades linguísticas faladas e escritas por causa da formação do Português no Brasil, que ocorreu a partir de uma variedade latina popular (sermo urbanus). PORQUE II) Os falantes do período colonial eram portugueses elitizados que vieram para o Brasil impor uma força civilizadora, inserindo gramáticas e dicionários de palavras genuinamente portuguesas, resultantes do latim clássico (sermo usualis). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
1

Alternativa 4 ("asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira). Como indicam as informações apresentadas no texto, o Português do Brasil inclui, além do latim, termos de origem indígena e africana, entre outras.

As influências sobre o Português no Brasil

A formação do idioma em uma cultura reflete processos históricos. Entre eles está a interação entre povos com línguas diferentes, por colonização ou migração. A partir disso é preciso avaliar as asserções:

  • Asserção I errada. O Português no Brasil teve influências do latim popular (sermo urbanus), termos indígenas e africanos. Mas isso não é considerado uma barreira para discutir variedades linguísticas.
  • Asserção II correta. Os colonizadores portugueses pretendiam impor monolinguisticamente no Brasil um idioma originado do latim clássico (sermo usualis).

 

Aprenda mais sobre as origens do Português Brasileiro aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/51366178

#SPJ1

Perguntas interessantes