Artes, perguntado por botcontas09, 5 meses atrás

Aap4 - Educação Musical
1)
Observe a letra da música a seguir:



"Som agudo, som grave. Agudo, grave.

Som agudo, som grave. Agudo, grave.

O som médio está no meio não é belo nem é feio,

nem agudo e nem grave" (Thelma Chan, Altura)



A inserção de brincadeiras e movimentos na educação musical é recente. Foi a partir do século XX que a forma puramente técnica e teórica começou a ser discutida e nasceu a relação entre movimento corporal e teoria.



Relacionando brincadeiras corporais com objetivos musicais, analise as afirmações a seguir:



I. Movimentos como correr e andar podem desenvolver, além de noções de lateralidade, o andamento e o pulso regular (pulsação).

II. Brincadeiras que trazem os planos "alto e baixo" podem ser usadas para o desenvolvimento de noções de altura, como agudo e grave.

III. Brincadeiras como estátua, que trazem interrupções de movimentos, podem desenvolver noções voltadas à percepção de acordes.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
III, apenas.

c)
I e II, apenas.

d)
II e III, apenas.

e)
I, II e III.

2)
Considere que Milena tenha começado o trabalho de canto coral com crianças de uma escola de educação infantil. Esta é a primeira vez que ela desenvolve um trabalho com crianças, pois está acostumada a reger corais adultos. A educadora, animada, separa muitas músicas que possuem melodias lindas e possibilidades de divisão de vozes. As letras foram bem escolhidas, o repertório traz inúmeras possibilidades de relação com outras artes, como dança, teatro e artes visuais. Ao consultar um especialista na área de canto infantil Milena foi orientada a se atentar a alguns pontos principais em seus repertórios e aulas.



A respeito do canto coral infantil e as preocupações que o educador deve ter em suas aulas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) Milena precisa se preocupar com a sua afinação vocal, visto que as crianças estão desenvolvendo suas percepções auditivas e reproduzem o que escutam, tomando o professor como exemplo.

( ) Milena precisa considerar canções com extensões confortáveis para a criança, entendendo que as pregas vocais nesta idade são curtas e finas, produzindo sons agudos.

( ) Milena precisa escolher músicas que sejam confortáveis para a sua própria voz, a fim de não desafinar e auxiliar no desenvolvimento das crianças.

( ) Milena precisa estar sempre atenta com a qualidade da sua voz e de seus alunos e encaminhar para coralistas casos de rouquidão constante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
V - V - F - V.

b)
F - V - V - F.

c)
V - F - V - F.

d)
V - V - F - F.

e)
V - V - V - V.

3)
Educar musicalmente crianças com menos de um ano é certamente uma proposta muito desafiadora. O professor precisa planejar as suas aulas considerando que, elementos como coordenação motora, fala e respiração, estão em desenvolvimento, não podendo aplicar as mesmas atividades de uma sala de aula voltada à crianças de três anos.



Walter Howard estudou sobre o ensino para bebês, sendo o mundo vivenciado por eles, principalmente, através dos sentidos.

A respeito da teoria de Howard e sua relação com a educação musical, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas:

a)
Howard destaca a importância de realizar movimentos dos membros inferiores do bebê segundo ritmo, velocidade, timbre e altura de canções.

b)
Howard destaca a importância de o professor cantar com uma maior extensão grande, para que o bebê possa reproduzir.

c)
Howard destaca que o ritmo só se desenvolver ao utilizar tambores e instrumentos de percussão com os bebês.

d)
Howard destaca a importância do movimento corporal do bebê para a disfunção de outras capacidades.

e)
Howard destaca a importância do desenvolvimento da fala para a execução musical. Para ele, quem não sabe falar, não consegue tocar.

4)
No Brasil, em meados do século XX, houve um movimento de educação realizado pelo compositor Heitor Villa Lobos chamado de canto orfeônico.



A respeito do canto orfeônico, analise as afirmativas a seguir.



I. O canto orfeônico foi oferecido nos bairros periféricos, não tendo participação em escolas.

II. No ano de 1932 o canto orfeônico se torna obrigatório em instituições religiosas como igrejas.

III. O canto coral se diferencia do canto orfeônico pelo segundo ser destinado a pessoas amadoras e não profissionais.

IV. Foi no ano de 1931 que Villa organizou a primeira concentração orfeônica com cerca de 12.000 pessoas atuantes.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e III, apenas.

c)
III e IV, apenas.

d)
I, II e III, apenas.

e)
II, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por angelikst
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Resposta:

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Explicação:

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Respondido por vaniacf07
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Resposta:

Aap4 - Educação Musical

1) I e II letra C

2) V,V,F,F letra D

3) Letra A

4) III e IV letra C

Explicação:

Todas corrigidas.

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