Aap3 Natureza e Sociedade
1) É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los.
Os conhecimentos socialmente difundidos e as culturas dos diversos povos do presente e de outras épocas apresentam diferentes respostas para as perguntas sobre o mundo social e natural
O mundo dos mitos e lendas, que colaboram com a construção do imaginário infantil, pode ser um mobilizador de perguntas das crianças sobre os fenômenos observados...
Complete a frase:
Alternativas:
a)
porém é muito perigoso trabalhar com esse universo
b)
porém muitas famílias questionam sobre contar mentiras às crianças
c)
e a partir daí elas vão elaborando suas hipóteses.
d)
e a partir daí elas vão elaborando suas crenças
e)
e a partir daí elas vão elaborando seus medos
2)
É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los. Os conhecimentos socialmente difundidos e as culturas dos diversos povos do presente e de outras épocas apresentam diferentes respostas para as perguntas sobre o mundo social e natural
O Referencial não visa blocos de conteúdos para as crianças muito pequenas, mas sim ideias relacionadas à exploração do ambiente, objetos, plantas e pequenos animais e na relação com as outras crianças e com os adultos, sempre pensando no cotidiano da criança e na rotina da creche
PORQUE
as crianças muito pequenas estão na creche apenas para brincadeiras, músicas, contação de histórias, e desenvolvimento motor.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
O conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises de fatos cientificamente comprovados; exige base teórica e comprovações a partir de experimentações; é racional, objetivo, analítico, explicativo, acumulativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.
É muito importante tomar cuidado para não se basear apenas no senso comum, que nem sempre fala o mesmo que a ciência.
PORQUE
Toda atividade desenvolvida com as crianças carrega em si conceitos, valores, subjetividades, porém é importante que não carregue preconceitos, segregações, obscurantismo.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no Ensino Fundamental. Situava-se, portanto, fora da educação formal.
Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os 6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.
Associe as colunas com os Objetivos dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
I. RCNEI
a.Oferecer referências para a elaboração do planejamento escolar garanta direitos de desenvolvimento e aprendizagem, com a criança no centro dos processos.
II. DCNEI
b. Evidenciar o que deve ser ensinado nessa etapa da Educação Básica (foco nos conteúdos)
III. BNCC
c. Entender como a criança aprende para lhes garantir o direito de aprender. (foco na criança)
Alternativas:
a)
I - c; II - b; III - a
b)
I - a; II - b; III - c
c)
I - b; II - c; III - a
d)
I - a; II - c; III - b
e)
I - c; II - a; III - b
Soluções para a tarefa
Aap3 Natureza e Sociedade
1- C
2- C
3- A
4- C
3 a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
4 c) I - b; II - c; III - a CORRIGIDA PELO AVA
A Educação Infantil, trazida pela constituição Federal de 1988, como dever do Estado, vem mostrar novos parâmetros para que se desenrole os processos educativos, visando o aproveitamentos dos saberes socialmente adquiridos, senso comum, aliados aos cientificamente construídos em todo o contexto de ensino aprendizagem.
Educação infantil, nuances.
O mundo dos mitos e lendas, que colaboram com a construção do imaginário infantil, pode ser um mobilizador de perguntas das crianças sobre os fenômenos observados e a partir daí elas vão elaborando suas hipóteses.
Para a bióloga e especialista no ensino de ciências Luciana Hubner:
“- As crianças têm uma visão de natureza ordenada, em que as coisas estão integradas e nada acontece por acaso. Quando se deparam com algo que quebra esta ordem e para a qual não têm explicação, recorrem a explicações fantasiosas que expressam um outro jeito de ver e explicar o mundo.”
Luciana associa ainda o pensamento infantil ao pensamento mitológico quando afirma:
“- Muitas das explicações que as crianças nos dão, remetem a outras nas quais grandes pensadores da humanidade acreditaram por um longo tempo, como: achar que ao caminhar a Lua nos segue, que a Terra fica parada porque, caso contrário, as coisas sairiam ou cairiam de seu lugar."
Não se pode tratar a Educação Infantil, sem antes lembrar do referencial teórico que norteia todo o processo educativo.
O Referencial não visa blocos de conteúdos para as crianças muito pequenas, mas sim ideias relacionadas à exploração do ambiente, objetos, plantas e pequenos animais e na relação com as outras crianças e com os adultos, sempre pensando no cotidiano da criança e na rotina da creche.
A Base Nacional Comum Curricular / BNCC, traz como principais objetivos da Educação Infantil: potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social, além disso, define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses:
- Conviver
- Brincar
- Participar
- Explorar
- Expressar e
- Conhecer
Durante o processo de ensino aprendizagem é muito comum se deparar com variações de saberes, são os chamados senso comum.
Partindo-se do pressuposto de que todo saber, toda cultura deve ser valorizada, o que se propõe é a construção de conhecimentos conjuntos, onde se fala um pouco de tudo.
Toda atividade desenvolvida com as crianças carrega em si conceitos, valores, subjetividades, porém é importante que não carregue preconceitos, segregações, obscurantismo.
Muitas vezes é no senso comum que muitas comunidades buscam explicações para a maioria das questões.
Porém compete a Educação Infantil, uma construção científica paralela, visando não somente o aproveitamento dos saberes adquiridos, herdados por gerações como a busca dos esclarecimentos através de eventos e experimentos científicos.
A Constituição Federal de 1988, a LDB/ Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional de 1996, lançam documentos norteadores dos processos de educação infantil no país.
Esses documentos visão dar maior visibilidade e unicidade ao ensino aprendizagem, pois tratam-se de documentos nacionais, que mesmo sofrendo algumas adequações em função das regiões brasileiras e suas especificidades, o que se espera é que o processo seja unificado em todo território nacional.
Esses documentos trazem alguns objetivos importantes a seguir:
- Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) - Evidenciar o que deve ser ensinado nessa etapa da Educação Básica (foco nos conteúdos)
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) Entender como a criança aprende para lhes garantir o direito de aprender. (foco na criança
- Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Oferecer referências para a elaboração do planejamento escolar garanta direitos de desenvolvimento e aprendizagem, com a criança no centro dos processos.
É na Educação Infantil que se forma os cidadãos do futuro, capazes de conviver pacificamente, aceitando e entendendo que as diferenças fazem parte do processo humano.
Para maiores informações sobre Educação Infantil, vc pode pesquisar em:
https://brainly.com.br/tarefa/24813097
#SPJ2