A Zona da Mata é considerada a subrregião mais desenvolvida do Nordeste, e nela é possível identificar três espaços geográficos que se individualizam segundo sua produção tradicional. Cite que espaços são esses e o que produz cada um.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os espaços econômicos da Zona da Mata são: a Zona da Mata açucareira, a Zona da Mata cacaueira e o Recôncavo Baiano.
A Zona da Mata açucareira estende-se desde o Rio Grande do Norte até as proximidades do município de Salvador, na Bahia. O espaço é ocupado por latifúndios monocultores de cana-de-açúcar e por usinas produtoras de açúcar e álcool. Ai também se localizam as regiões urbanas e industriais importantes de Recife e Salvador.
A Zona da Mata cacaueira situa-se no sul da Bahia, e nela se destacam os municípios de Itabuna e Ilhéus, cujas economias giram em torno do comércio e da exportação de cacau. No caso de Ilhéus, fluxo de turistas e o polo industrial do setor eletroeletrônico (equipamentos para comunicação e informática) mantiveram a economia aquecida.
O Recôncavo Baiano abrange vários municípios no entorno de Salvador e, além de ser uma tradicional e importante área produtora de tabaco, apresenta um polo industrial importante. Desde a descoberta de petróleo, em 1939, no Recôncavo Baiano, e da construção da refinaria de petróleo, em Mataripe (no município de São Francisco do Conde), a economia começou a ser dinamizada. Na década de 1970, com a implantação do polo petroquímico da Camaçari, no município de mesmo nome, o crescimento econômico se acelerou e o processo de industrialização promoveu grande transformação socioeconômica. Esse polo estimulou a instalação de outras indústrias na Região Metropolitana de Salvador e o desenvolvimento do comércio e do setor de serviços. Aí são encontradas indústrias dos ramos químico, metalomecânico, madeireiro, têxtil, farmacêutico, eletroeletrônico, de artefatos de plásticos, borracha, fertilizantes, bebidas, móveis, automóveis, entre outros. Outro importante complexo industrial do Recôncavo Baiano é o de Aratu. Localizado nos municípios de Simões Filho e Candeias, destaca-se nos setores químico, têxtil, mineral, plástico, eletroeletrônico, de fertilizantes, bebidas e móveis.
Explicação: