A vulnerabilidade infantil demonstra situações que determinam socialmente o processo saúde-doença de crianças e jovens em fase de desenvolvimento. Muitas vezes, os serviços de saúde não conseguem responder adequadamente às necessidades dessa população. A partir desse cenário, analise as assertivas e assinale a resposta correta.
I. O desenvolvimento infantil está intimamente ligado à interação entre a aprendizagem e a maturação, aos níveis físico, social, emocional e intelectual.
II. Podemos entender a vulnerabilidade como sendo uma maior exposição dos indivíduos a problemas relacionados com a ausência do suprimento de algumas necessidades básicas, como segurança, contexto familiar, alimentação saudável.
III. Crianças indígenas possuem maior vulnerabilidade se comparadas àquelas que vivem na zona urbana, onde os índices regionais de mortalidade infantil também são maiores.
IV. A vulnerabilidade infantil está atrelada às condições raciais, sociais, econômicas e educacionais, contudo, essas condições não expõem os indivíduos ao adoecimento, pois a presença de agentes etiológicos como vírus, bactérias, protozoários e fungos é essencial para o aumento da mortalidade infantil.
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d.
A afirmativa IV é a única incorreta.
e.
As afirmativas I e IV estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: d. A afirmativa IV é a única incorreta.
Explicação:
Resposta: D
Comentário: A afirmativa IV está incorreta, pois não relaciona adequadamente que a vulnerabilidade social acaba expondo os indivíduos ao adoecimento, independentemente da presença isolada de agentes etiológicos.
Perguntas interessantes