A volumetria complexação envolvem um íon metálico e um ligante que reagem formando um complexo estável. Leia atentamente as técnicas descritas abaixo.
I – A precipitação dos ânions ocorre pela adição de um metal conhecido da solução padrão. Posteriormente é feita a titulação do excesso do metal adicionado e que não foi precipitado, pela estequiometria é possível fazer a identificação do ânion.
II – Adiciona-se um outro complexo quando um metal não possui um indicador próprio. Este complexo deverá ser menos estável que o do que o complexo que será formado pelo novo complexo que será produzido pelos ligantes do complexo adicionado (menos estável).
Identifique e escreva os corretos nomes das técnicas descritas respectivamente nos itens I e II referentes à volumetria de complexação.
Soluções para a tarefa
Olá!
Esta é uma questão de química analítica que envolve alguns conceitos que são estudados em volumetria de complexação.
I - Esta técnica é comumente chamada de Retrotitulação, ou ainda Titulação do Excesso, onde o excesso de titulante da primeira titulação é titulado com uma solução padrão, para podermos inferir a concentração da primeira amostra problema.
II - Esta técnica é utilizada quando um metal não tem indicador próprio, ou quando a cinética de formação do complexo é muito baixa. O reagente utilizado para formar o primeiro complexo (menos estável) é chamado de Agente Auxiliar de Complexação, e sua função é justamente auxiliar na complexação de nossa amostra problema. É chamada na literatura de volumetria de complexação com agente auxiliar.
Estas informações são disponibilizadas em livros de análise qualitativa.
Espero ter ajudado!