a) Você acha que é possível que uma pessoa, ao exercer um cargo para o qual foi eleito, separe
completamente sua postura pessoal e sua atividade politica?
b) Como você se sentiria se um governante da mesma opção religiosa que você adotasse uma pos-
tura fundamentalista?
c) Como você se sentiria se um governante de posição religiosa diferente da sua adotasse uma
postura fundamentalista?
d) Na sua opinião, para o contexto brasileiro, qual postura é mais adequada na relação entre reli-
gião e politica: o pluralismo ou o fundamentalismo? Por quê?
MINAS
GOVERNO
DISENSS
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Você acha que é possível que uma pessoa, ao exercer um cargo para o qual foi eleito, separe completamente sua postura pessoal e sua atividade politica?
R: Isso é muito variável de pessoa para pessoa, o conceito não se da ao achismo de algo que possa ser possível ou não, mas sim ao critério da ética da pessoa que irá exercer tal função.
b) Como você se sentiria se um governante da mesma opção religiosa que você adotasse uma postura fundamentalista?
R: Iria me sentir repugnado
c) Como você se sentiria se um governante de posição religiosa diferente da sua adotasse uma postura fundamentalista?
R: Iria me sentir repugnado
d) Na sua opinião, para o contexto brasileiro, qual postura é mais adequada na relação entre religião e politica: o pluralismo ou o fundamentalismo? Por quê?
R: O pluralismo e o fundamentalismo andam juntos, ambos precisam coexistir para que possamos criar uma sociedade com os menores índices possíveis de de diferença social.
Explicação:
Participar ativamente da política, incluindo exercer cargo público, implica em grande responsabilidade com a comunidade. Portanto, as atitudes pluralistas e includentes devem ser privilegiadas.
Cargos públicos e posturas pessoais
a) A atividade política sempre se volta para o coletivo. Posturas pessoais norteiam nossas decisões particulares. Na vida pública devem ser ser consideradas as ações moralmente corretas e que visem o bem estar de todos.
b) Não é possível tomar as atitudes dos "outros" como ataques pessoais. Entretanto, não podemos também considerar corretas as decisões públicas baseadas em dogmas religiosos.
c) Não é correto fazer julgamentos ou tomar resoluções na vida política e portanto pública, norteado por ideologias religiosas.
d) Resposta pessoal. Considere que deve haver claro entendimento de que opções como: gênero sexual, religião, time de futebol, entre muitas outras, tem pouca relação com sérias decisões quanto à segurança, saúde e educação pública do nosso país.
Aprenda mais sobre Políticas públicas em: brainly.com.br/tarefa/3139392
#SPJ2