A visão de Taylor, a de Ford e, depois a de Elton Mayo revelam a influência das formulações de Durkheim sobrea consciência coletiva. Durkheim afirmou que a uma consciência coletiva que define as ações individuais, submetendo todos à norma, à regra, à disciplina, á mora e à ordem estabelecidas. As empresas devem dar continuidade a isso, definindo claramente o lugar e a atividades de cada um, para que não haja dúvida sobre o que cada membro deve fazer. Se houver conflito, diz ele, deve ser minimizado através de uma coesão social, baseada na ideia de consenso, orientada pela existência de uma consciência coletiva que paira acima dos indivíduos na sociedade. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 51. Segundo Durkheim é incorreto afirmar: *
A) Consciência coletiva é o que define as ações individuais em nome da coletividade.
B) Consciência coletiva são formas padronizadas de conduta e de pensamento.
C) Consciência coletiva é datada de vida própria e não depende de um único indivíduo
D) Consciência coletiva nasce sempre da moralidade e da religião coletiva.
E) Consciência Coletiva ressalta a individualidade da sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta e a letra d)
Explicação:
. Durkheim definiu a a consciência coletiva como o conjunto de características e conhecimentos desenvolvidos em comum por uma sociedade, o que dialoga sobre a moral e a ordem estabelecida. A alternativa D se apresenta como incorreta.
Sobre a consciência coletiva e o erro da alternativa:
Durkheim observou a consciência coletiva como o estabelecimento de normas e práticas seguidos por todos os indivíduos, como por exemplo o ato de votar, aqui no Brasil, de se alistar nas forças armadas ao cumprir 18 anos, entre outros.
Logo, a consciência coletiva não surge diretamente da religião, ela está associada as práticas sociais que são voltadas para os indivíduos, a religião atua em caráter múltiplo.
Mais sobre os aspectos sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/20945582