A visão de mundo da burguesia nascente foi profundamente marcada pela crença no progresso do conhecimento humano, na racionalidade, na riqueza e no controle sobre a natureza. O ideário Iluminista se fortaleceu com o visível progresso ocorrido na produção e no comércio, resultado, segundo se acreditava, da racionalidade econômica e cientifica. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicologo, 1999. De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre o processo histórico do desenvolvimento da sociedade moderna, analise as afirmativas a seguir: I. No Fordismo a produção é massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabricação é dividido em etapas. A especialização do trabalhador é fundamental para este tipo de trabalho. II. A essência da teoria de Taylor é a maximização da produção em grande escala sem a pretensão de especialização do trabalho, o mesmo trabalhador deveria dar conta de executar todo o processo produtivo. III. O sistema de organização do trabalho conhecido por Taylorismo faz parte das teorias clássicas da Administração. Sua grande contribuição foi a aplicação dos princípios fundamentais do TPS: Jidoka e just-in-time. IV. No estudo da Administração enquanto ciência que organiza e estrutura as organizações estão Taylor e Fayol como principais representantes. O primeiro relacionado com à divisão de tarefas, e o segundo, na formatação da departamentização das organizações. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e IV, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas. Questão 1 de 10
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
I. No Fordismo a produção é massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabricação é dividido em etapas. A especialização do trabalhador é fundamental para este tipo de trabalho.
II. A essência da teoria de Taylor é a maximização da produção em grande escala sem a pretensão de especialização do trabalho, o mesmo trabalhador deveria dar conta de executar todo o processo produtivo.
IV. No estudo da Administração enquanto ciência que organiza e estrutura as organizações estão Taylor e Fayol como principais representantes. O primeiro relacionado com à divisão de tarefas, e o segundo, na formatação da departamentização das organizações.
As afirmativas corretas são I, II e IV. O fordismo foi um modelo que privilegiava a divisão do trabalho em etapas. O Taylorismo busca ampliar a produção por meio do máximo aproveitamento da mão de obra. Por fim, a administração enquanto ciência tem em Frederick Taylor e Henri Fayol suas maiores expressões. Cabe ressaltar que a afirmativa III está errada pois princípios do TPS não estão relacionados ao Taylorismo.
Fordismo - a produção massificada
Este foi um modelo de produção desenvolvido por Henry Ford nos Estados Unidos, no início do Século XX. Ele é baseado em três princípios:
- Redução do tempo de produção
- Rconomia de produção
- Produtividade
Taylorismo
Esse sistema produtivo surgiu no final do século XIX. Ele foi baseado em métodos científicos que estruturou a organização administrativa e redesenhou os processos produtivos.
Principais características do taylorismo:
- Hierarquia entre as tarefas
- Gratificação dos empregados
- Controle do tempo
- Métodos padronizados
- Treinamento dos trabalhadores
Administração Clássica e Científica.
A administração clássica foi estruturada por Henri Fayol. Ele buscou superar uma administração baseada no empirismo para formatar a partir da ciência. Os estudos de Fayol foram centralizados na unidade da reponsabilidade, autoridade e comando.
Taylor foi precursor da administração científica. O método científico foi incorporado à administração. Assim, buscava-se prévio planejamento, organização, coordenação e controle da produção.
Sobre a administração clássica: https://brainly.com.br/tarefa/43555556
#SPJ2