a visão de gandavo pode ser considerada eurocentrica? justifique sua resposta recorrendo a passagem do texto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, pois ele segue os valores do ocidente europeu
Sim, a visão de Pero de Magalhães de Gândavo é eurocêntrica, algo que pode ser justificado a partir de trechos que relatam a nudez e a bestialidade dos povos nativos, como se a existência deles se resumisse a isso e não existissem aspectos "bons" e nem "civilizados" em sua sociedade.
Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães de Gândavo
O trecho em estudo no exercício foi extraído da obra Tratado da Terra do Brasil, de Pero de Magalhães de Gândavo, um estudioso que acompanhava as expedições portuguesas no Brasil e documentava suas impressões a partir do ponto de vista de sua cultura europeia original, ou seja, ele não procurava sentir ou viver como os indígenas para relatar seus modos.
Desse modo, sua visão era contaminada, ao associar a nudez dos povos nativos a aspectos estritamente naturais e sua pouca hierarquização social à desordem.
Segue um trecho do texto em estudo:
"Estes índios andam nus sem cobertura alguma, assim machos como fêmeas não cobrem parte nenhuma de seu corpo, e trazem descoberto quanto a natureza lhes deu. Vivem todos em aldeias, pode haver em cada uma sete, oito casas, as quais são compridas feitas à maneira de cordoarias; e cada uma delas está cheia de gente de uma parte e de outra, e cada um por si tem sua estância e sua rede armada em que dorme, e assim estão todos juntos uns dos outros por ordem, e pelo meio da casa fica um caminho aberto para se servirem. Não há como digo entre eles nenhum Rei, nem Justiça, somente em cada aldeia tem um principal que é como capitão, ao qual obedecem por vontade e não por força: morrendo este principal fica seu filho no mesmo lugar; não serve doutra cousa senão de ir com eles à guerra, e aconselhá-los como se hão de haver na peleja, mas não castiga seus erros nem manda sobre eles cousa alguma contra sua vontade. Este principal tem três, quatro mulheres, a primeira tem em mais conta, e faz dela mais caso que das outras. Isto tem por estado e por honra. Não adoram cousa alguma nem têm para si que há na outra vida glória para os bons, e pena para os maus, tudo cuidam que se acaba nesta e que as almas fenecem com os corpos, e assim vivem bestialmente sem ter conta, nem peso, nem medida."
Mais sobre a visão eurocêntrica de Pero de Magalhães de Gândavo: brainly.com.br/tarefa/23503689
#SPJ5