A virtude é um tema importante no entendimento filosófico a respeito da ética. Nesse sentido, filósofos como Aristóteles e Platão apresentaram visões específicas e diferentes a respeito das características que atribuíam à virtude, como por exemplo, a ética aristotélica pensava a virtude de modo articulado com a polis. Com base na afirmação acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Ao contrário da visão de Platão sobre o aspecto individualista da virtude, esta se relacionava, para Aristóteles, com um todo maior, no caso, a polis. PORQUE II. Na concepção aristotélica é na polis que o homem realiza a sua essência e alcança de modo racional a eudaimonia. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sobre a virtude para Platão e Aristóteles, a alternativa correta é: b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Virtude para Aristóteles
Para Aristóteles, somos seres gregários e sociais. É a vida em comunidade que permite o exercício e o aprimoramento das virtudes. Portanto, para o filósofo, as virtudes são praticadas na vida em comum que somente a pólis (a comunidade) proporciona.
Ora, a prática das virtudes necessariamente leva ao Bem de forma coletiva. E isto é felicidade para Aristóteles, a eudaimonia, o Bem como fim em si mesmo e que somente a vida em comum pode proporcionar: seres humanos realizam-se através da vida política.
Aprenda mais sobre Virtude para Aristóteles em: brainly.com.br/tarefa/42662135
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes