“A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática” (Aristóteles). Considerando a citação acima e o pensamento de Aristóteles, assinale a alternativa CORRETA. *
10 pontos
A) Para o autor, a virtude se encontra entre dois extremos. Por isso, também podemos chamá-la de doutrina do justo meio.
Fazer o bem consiste em permitir que as virtudes compreendidas como inatas no homem apresentem se através de suas ações.
B)A virtude corresponde à astúcia política daqueles que governam, a fim de se obter sucesso e, com isso, alcançar a glória e manter o poder dos príncipes.
C) As virtudes não podem ser aprendidas com a prática, pois são habilidades das quais só alguns são dotados, como tocar um instrumento musical, pintar ou falar bem.
D) É preciso avaliar os sentimentos a partir de uma escala de preferências. A atribuição de valor é feita considerando-se o prazer gerado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa correta é a No senso de medida universal, ou seja, na boa escolha relativa a nós, que pode ser comparada à proporção aritmética em sua capacidade de escolher os meios com medida, ou se escolher a justa medida – nem o excesso, nem a falta de forma sistemática.
Vamos aos dados/resoluções:
É sabido que para Aristóteles não existem virtudes inatas ou seja, todas se adquirem pela repetição dos atos, que gera o costume, e esses atos, para gerarem as virtudes, não devem desviar-se nem por falta, nem por excesso, pois a virtude consiste na justa medida, longe dos dois extremos.
Atribuía, no entanto, aos governantes e aos legisladores o dever de regular e vigiar o funcionamento das famílias para garantir que as crianças crescessem com saúde e obrigações cívicas.
Espero ter ajudado!