Português, perguntado por isaiaspd93, 4 meses atrás

A VÍRGULA DE MILHÕES DE DÓLARES - Pode parecer incrível, mas uma única vírgula causou uma confusão e prejuízo terrível para o governo dos EUA. A história é a seguinte: Na lei de tarifa alfandegária aprovada pelo congresso em 6 de junho de 1872, uma lista de artigos livres de impostos incluía: “plantas frutíferas, tropicais e semitropicais”. Na hora de escrever o documento, um funcionário público distraído acrescentou sem perceber uma nova vírgula, deixando o texto assim: “plantas, frutíferas, tropicais e semitropicais”, fazendo com que todo o tipo de planta entrasse nos EUA livre de qualquer imposto. Nesse sentido, veja a(s) alternativa(s) que mostra(m) o uso de uma vírgula na 2ª frase alterando o sentido da frase anterior. I - Neste ambiente nada pode ser alterado. Neste ambiente, nada pode ser alterado. (vírgula depois de “ambiente”) II - Quero frutas: usa, maçã, manga etc. Quero frutas: usa, maçã, manga, etc. (vírgula depois de “manga”) III - Apague a luz quando sair. Apague a luz, quando sair. (vírgula depois de “luz”) IV - Meu amigo dirige devagar esse ônibus. Meu amigo, dirige devagar esse ônibus. (vírgula depois de “amigo”) Em qual(ais) das assertivas acima a vírgula que é acrescentada na 2ª frase mudou o sentido?


isaiaspd93: Me ajudei por favor nessa questão
farmaciaprontovida: me ajudem nessa resposta
Ellaineallves: Me ajuda nessa questão por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por semaramoura
0

Resposta:

Explicação:

Respondido por jalves26
0

A vírgula que é acrescentada na 2ª frase mudou o sentido da assertiva IV apenas.

Mudança de sentido pelo uso da vírgula

Em "Meu amigo dirige devagar esse ônibus.", o termo tem a função sintática de sujeito do verbo dirigir. O amigo é o agente dessa ação. O sentido é de que o amigo está dirigindo devagar o ônibus devagar ou costuma dirigi-lo dessa forma.

Em "Meu amigo, dirige devagar esse ônibus.", o termo em destaque tem a função de vocativo, pois está isolado por vírgula. Assim, o sentido é de pedido: o emissor pede que seu amigo dirija o ônibus devagar. O sujeito nessa frase é o pronome "você", que está oculto.

No segundo cado, pode-se concluir que ou o amigo ainda vai dirigir o ônibus, ou está dirigindo rápido demais.

Mais sobre uso da vírgula em:

brainly.com.br/tarefa/15352078

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes