Direito, perguntado por igoregabriel, 11 meses atrás

A violência no Brasil é um problema crônico. As condições em que se mantém o processo de repressão e prevenção contra a criminalidade não tem gerado resultados positivos. Um dos fatores está ligado ao sistema carcerário. Um grande número de presos e em condições subumanas. Fora isso, há também o poder paralelo dentro do sistema penitenciário.

Hoje, as prisões brasileiras abrigam mais de 720 mil pessoas. Contudo, há um déficit de 368 mil vagas. O que transforma as penitenciárias em um depósito de gente de difícil controle.

Sobre o sistema penitenciário brasileiro e suas consequências, julgue as afirmativas abaixo e ASSINALE a alternativa correta.

I. Hoje há um elevado índice de ressocialização dos detentos que terminam de cumprir a pena e voltam ao seio da sociedade. A educação e trabalho atinge a grande maioria dos detentos, fatores decisivos para sua reintegração a sociedade.

II. Hoje há uma superlotação nos presídios brasileiros. Fator que favorece motins e dificulta o controle do sistema prisional. Facções criminosas se organizam dentro do sistema penitenciário e acabam monitorando o tráfico de dentro da prisão.

III. Hoje, apenas uma pequena parte dos presos tem acesso à educação e trabalho. 12% e 15% respectivamente. Esta condição acaba por dificultar a ressocialização.

IV. A prisão de pessoas em um sistema carcerário superlotado e sem condições de educação e trabalho limitam a possibilidade de redução da violência.

Alternativas
Alternativa 1:
Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
Alternativa 2:
Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
Alternativa 3:
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.
Alternativa 4:
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
Alternativa 5:
As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por MayaraVAssis
18

Alternativa 4

O grande problema que o país encontra hoje com a sua população carcerária é não dar condições para ressocializar o indivíduo, além disso, a superlotação dos presídios provoca recolta mediante o descaso do governo para com as pessoas.

Os seres humanos tem sido tratados como lixo, e esta é uma realidade chocante dentro do sistema penitenciário brasileiro.

Perguntas interessantes