A violência contra a mulher tem sido destaque de muitas notícias nos últimos meses. Essa violência pode causarlesões e até a morte. Além disso, pode ser manifestada por meio de várias formas de agressão. O ligue 180,uma central de atendimento para a mulher, em 2018, recebeu em torno de 10 mil denúncias de feminicídio etentativas de assassinato. A maioria das denúncias recebidas, 57,5%, foi de casos de violência física, seguida deviolência psicológica, com 27,5%, conforme apresentado no gráfico a seguirConsiderando a alta prevalência de casos de violência física e suas sequelas, enfoca-se agora o traumafacial, caracterizado como lesões que ocorrem nos tecidos moles e ossos faciais e que, quando extensas,podem acometer cérebro, olhos, seios da face e dentição. Por isso, as consequências do trauma facialestão entre as consideradas mais expressivas, devido aos danos emocionais resultantes, à possibilidadede deformidade e também ao impacto econômico que causam em um sistema de saúde.Acerca das alterações fonoaudiológicas acarretadas pelo trauma facial, assinale a opção correta.A As sequelas instaladas nas regiões faciais traumatizadas podem causar impactos na comunicação,no que diz respeito a fala, voz, leitura, escrita, memória e compreensão, e também na alimentação,porém não podem causar consequências mais graves, como as disfagias e afasias.B A atuação fonoaudiológica nos casos de traumas de face apresenta-se como um tratamentoinicial, ainda nas primeiras horas, por meio da abordagem miofuncional orofacial, que possibilitao restabelecimento das funções orofaciais e, com isso, evita o risco de hipomobilidade, reduçãofuncional e progressão de possíveis sequelas.C As consequências desse tipo de trauma podem reduzir a qualidade de vida das vítimas, gerandoperda ou diminuição da mobilidade facial, mudança de oclusão, limitação na abertura da mandíbula,dificuldade na mastigação, mudança na consistência alimentar, alteração na fala e na linguagem,porém há poucos relatos de impactos estéticos.D As alterações mais comuns são desvios e/ou alterações no percurso dos movimentos mandibulares,edema na região facial, dor à palpação, alterações musculares decorrentes da fratura, ruídos articularese alterações cicatriciais, que podem causar ampliação de movimento.E As alterações nos órgãos fonoarticulatórios provocadas pelos traumas de face são de grandeinteresse para o campo fonoaudiológico, já que alteram o desempenho das funções estomatognáticas(respiração, fala, mastigação e deglutição).
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa C está correta.
A análise do conhecimento e da comunicação se dá através da troca onde o locutor poderá analisar através de uma avaliação o receptor.
A inclusão, deve ser estabelecida de maneira adequada, visto que no caso apresentado a assistência social também deverá auxiliar no processo traumático da vítima.
Além disso, é importante que o profissional de fonoaudiologia esteja apto para realizar as análises, levando em consideração o espaço sociocultural do indivíduo assim como as questões apresentadas na pré avaliação.
Perguntas interessantes