A violência, considerada como um fenômeno social, é analisada como um filtro que permite esclarecer certos aspectos do mundo social porque denota as características do grupo social e revela o seu significado no contexto das relações sociais. Nas sociedades primitivas, promove os mais aptos para se tornarem os defensores do grupo. Nas sociedades contemporâneas, consolida estruturas de poder, particularmente as fora da lei sob o controle de grupos organizados como máfias, cartéis ou bandos paramilitares. Nas sociedades democráticas, reflete os limites jurídico-legais da ação determinada pelo pacto social. Quando a violência ultrapassa os parâmetros sociais, recebe as sanções correspondentes, de acordo com os instrumentos institucionais disponíveis. GULLO, Álvaro de Aquino e Silva. Violência urbana: um problema social. Tempo Social - Revista de Sociologia da USP, São Paulo, 10(1): pp.105-119, maio de 1998. Considerando as discussões sobre violência travadas ao longo da Semana de Conhecimentos Gerais, bem como as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. Sociedades democráticas apresentam aparatos legais que visam punir aqueles que praticam atos de violência. II. O tipo de violência observado na contemporaneidade é o mesmo compreendido na história das sociedades primitivas. III. A violência é um fenômeno moderno, surgido a partir da complexificação das relações sociais propiciadas pela urbanização. É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: III, apenas. Alternativa 4: I e II, apenas. Alternativa 5: I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas 1
Explicação:
A violência é um ato que coage e inibe as pessoas de se expressarem e de agirem no mundo. Portanto, é uma ação nefasta que deve ser controlada pelas normas jurídicas (A).
A violência física é aquela cujo agressor se beneficia da força para praticar atos de coerção, como: chutes, socos, empurrões e até a morte.
A violência psicológica é manifestada por palavras e gestos. Não há lesão física na vítima, mas há uma violência pautada nos xingamentos e na humilhação.
Já a violência sexual é cometida quando há abuso relacionado à prática sexual. Sendo uma violência que, geralmente, tem como vítima as mulheres, expressa o machismo e a misoginia através de atos repugnantes e criminosos.
A violência patrimonial se configura por furtos e roubos de coisa alheia. Além disso, há prejuízo quanto à destruição do bem alheio, ou seja, dano material.
Por último, há a violência moral, caracterizada pelo dano moral à imagem da vítima. Elementos que abarcam calúnia, injúria e difamação são recorrentes nesse ato típico.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/15216135