A VINDA DE DOM JOÃO:
1- Em contraste com o luxo da corte as condições de vida da maior parte da população eram precárias. Não existia sistema de esgoto e de coleta do lixo; por isso, o mau cheiro e as doenças faziam parte do cotidiano da cidade. Além disso, faltavam alimentos, água potável e moradia. Os mais atingidos eram os escravos e os libertos, que moravam geralmente em cortiços. No atual momento do Brasil, vivemos uma terrível pandemia. Como está enfrentando a maioria da nossa população? Existe algum grupo que foi beneficiado, como aconteceu no Brasil, na época que D. João veio morar aqui? Explique
2- A partir de 1815, o que mudou na condição do Brasil? Por qual motivo, Dom João não queria deixar nosso país?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - A maioria da população está passando por momentos difíceis devido à restrição de trabalho, além do aumento dos preços. Sendo totalmente dependentes do Estado com o auxílio emergencial (nos casos em geral). Sim, existem grupos privilegiados. Estes fazem parte da elite pública que sancionam leis de restrição, mas continuam com seu salário em dia. Dizer que a elite capitalista é privilegiada, ao meu ver, é um equívoco já que eles construíram ou mantiveram/aumentaram o patrimônio deixado para eles.
2 - O Brasil tornou-se Reino Unido a Portugal e Algarves. Dom João acabou por se encantar com a terra brasileira.
Explicação:
1- Quando falamos de história, hoje, devemos nos atentar a não cometer erros de anacronismo, que consiste em comparar o hoje ao tempo passado.
Naquele tempo, estavam na transição entre o feudalismo e o capitalismo, ainda carregavam a cultura dos grandes castelos e reinos onde os reis eram abastados às custas dos plebeus. E é o que acontece hoje, a classe política tem seus privilégios em relação à população, não é? Então é "normal" essa disparidade (não deveria, mas é). Aquela frase de que estamos no "mesmo barco" é falsa. Estamos na mesma tempestade e alguns atravessam-na a nado.
2 - Além de ter que suprir as necessidades da corte no Brasil e legitimar sua dinastia, Dom João, como referido, acabou por ter um carinho com a nossa terra.
Muito é criticada a figura do príncipe regente. Dizem que era um comedor de frangos medroso, contudo, a história prova o contrário.
O motivo da vinda foi a invasão francesa do território português, invasão esta que já era prevista pelo príncipe. Estavam em uma sinuca de bico, ou deixavam o comércio com a Inglaterra ou com a França. Então, foi decidido que a corte viria para o Brasil, assim, Napoleão não pôde tomar o reino português já que não capturou o príncipe.
Dessa forma, Napoleão fica "a ver navios" enganado por Portugal (sim, é desse momento da história que vem esse ditado).