ENEM, perguntado por thiagoexelenti11131, 10 meses atrás

a vigilância sanitária atualmente encontra-se instituída pela interdisciplinaridade, utilizando-se de diferentes saberes e práticas fundamentadas, principalmente na promoção e proteção da saúde da população. assim, considerando a complexidade e amplitude das responsabilidades de suas ações, a vigilância sanitária apresenta-se em evidência no que diz respeito ao controle de determinantes de saúde-doença da população, entretanto, podemos encontrar, historicamente, diversas ações de vigilância sanitária manifestadas como o campo mais antigo de atuação em saúde pública, como por exemplo: controle do tratamento de água, higiene e sanidade das cidades, atuação de boticários e cirurgiões, bem como, a circulação de mercadorias e pessoas, e foi a partir dessas ações que o poder público passou a estabelecer regras que regularizaram condutas, e determinaram ações de fiscalização para o seu cumprimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielirezende23
0

Resposta:

A Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90, define a vigilância sanitária como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir, ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde. Considerando a Portaria GM/MS nº 1.378, de 09/07/2013, as ações de Vigilância em Saúde abrangem toda a população brasileira e envolvem práticas e processos de trabalho.

Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações abaixo em relação às práticas e ações desenvolvidas pela área de vigilância sanitária:

( ) vigilância da situação de saúde da população, com a produção de análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública.

( ) detecção e adoção de medidas adequadas para atendimento às emergências nas Unidades de Pronto Atendimento.

( ) vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.

( ) vigilância das doenças crônicas transmissíveis, dos transtornos alimentares e psíquicos.

( ) vigilância sanitária dos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos, serviços e tecnologias de interesse a saúde.

Explicação:

V, F, V, F e V.

Perguntas interessantes