A vida e a obra de um cientista e um filosofo do seculo XIX
Soluções para a tarefa
Charles Darwin
Partir de seus estudos e da coleta de diversos organismos ao longo da viagem pelo Hemisfério Sul, o cientista começou a se questionar sobre o surgimento das espécies e surgiram perguntas como “de onde vêm as novas espécies?”, “por que existiam tantas diferentes espécies no mundo?”, “por que alguns animais eram tão parecidos e outros tão diferentes?”, “por que as espécies se diferenciavam tanto apesar de viverem ambientes semelhantes?”.
Tais questões inquietavam tanto a mente de Darwin que, quando voltou ao Reino Unido – já com uma sólida reputação de geólogo e naturalista, ele se debruçou nesses questionamentos acerca da origem das espécies e chegou à conclusão de que a vida era infinitamente variável.
Cabe ressaltar que esse livro teve sua primeira edição esgotada em um dia e influenciou radicalmente as teorias das ciências biológicas da época, mudando totalmente a perspectiva que as pessoas tinham da história do mundo e do ambiente em que viviam.
Depois de casar-se com sua prima Emma Darwin, em 1839, o naturalista inglês começou a trabalhar ativamente em suas pesquisas, deixando grande contribuição científica por suas obras: “A Variação de Animais e Plantas Domesticadas”, “A Descendência do Homem”, “A Formação do Húmus Vegetal pela Ação dos Vermes”, “O Poder do Movimento das Plantas”, entre outras.
Piotr Kropótkin
Fundador dos movimentos anarquistas russo e inglês.
Piotr Alekseyevich Kniaz Kropótkin nasce em Moscou, filho do príncipe Aleksey Kropótkin, e é educado em São Petersburgo.
Rejeita a vida da corte e serve de 1862 a 1867 como militar na Sibéria.
Ao mesmo tempo, estuda a vida animal e faz explorações geográficas na região, obtendo reconhecimento científico.
Na Sibéria tem o primeiro contato com o movimento anarquista, criado pelo teórico russo Mikhail Bakúnin, que propõe a revolução com a destruição da estrutura social existente.
Visita a Suíça e, de volta à Rússia, adere de vez ao anarquismo, formando um grupo clandestino para sua propagação.
Foge para a Suíça e depois para a França, onde é condenado a cinco anos de prisão por suas atividades revolucionárias.
Piotr KropótkinLibertado em 1886, fixa-se na Inglaterra, onde escreve Palavras de um Revoltado (1885), A Conquista do Pão (1892) e Ajuda Mútua (1902), em que propõe o fim de todas as formas de governo e instituições em favor de uma sociedade comunista regulada pela ajuda mútua e cooperação - o chamado anarcocomunismo.
Recusa o posto de ministro da Educação no governo provisório de Aleksandr Kérenski e, quando os bolcheviques assumem o poder, critica os métodos autoritários do novo regime.
Desculpe se ficou enorme (͡° ͜ʖ ͡°)