A vida e a obra de Eratóstenes
Soluções para a tarefa
Obras
Eratóstenes escreveu obras filosóficas, poemas, histórias, muitos diálogos e trabalhos sobre gramática[2]. Entre suas obras, merecem destaque Astronomia ou Catasterismos (em em grego: Ἀστρονομίαν ἢ Καταστηριγμούς, transl.: Astronomían í̱ Katasti̱rigmoús), Sobre as seitas filosóficas (em grego: Περὶ τῶν κατὰ φιλοσοφίαν αἱρέσεων, transl.: Perí tó̱n katá filosofían airéseo̱n), Sobre o libertar-se da dor (em grego: Περὶ ἀλυπίας, transl.: Perí alypías)[2]. Um de seu poemas chamava-se Hermes[4].
Além disso, ele escreveu uma obra chamada Platonicus, que tratava da matemática que fundamenta a filosofia de Platão[4]. Essa obra foi muito utilizada por Téon de Esmirna, que no livro Expositio rerum mathematicarum afirma que Eratóstenes tratou do problema da duplicação do cubo. Isso também foi afirmado por Eutócio de Ascalão no livro II de Esfera e Cilindro, em que comenta a proposição 1 de Arquimedes, onde ele reproduz uma carta de Eratóstenes a Ptolomeu III Evérgeta[4]. Essa carta descreve a história do problema da duplicação do cubo e, especialmente, descreve um aparelho mecânico inventado por Eratóstenes que serviria para encontrar a linha de segmentos x e y, para um dado segmento a e b (a:x = x:y = y:b). Hoje sabe-se que algumas partes desta carta não foram escritas por Eratóstenes[4].
Eratóstenes trabalhou também com números primos e é lembrado por seu Crivo de Eratóstenes, que é ainda uma importante ferramenta na teoria dos números. O crivo é citado na obra Introdução à aritmética de Nicomedes[4].
Ele também escreveu um livro chamado Sobre os significados que, apesar de perdido, é mencionado por Papo de Alexandria como sendo um importante livro de geometria[4]. Eratóstenes ainda escreveu um livro denominado Sobre a medição da Terra, também perdido, em que de maneira surpreendente procedeu com a exata medição da circunferência da Terra. Alguns detalhes desta medição estão nos trabalhos escritos por Cleomedes, Téon de Esmirna e Estrabão[4].
Quem foi
Eratóstenes de Cirene foi um importante geógrafo, matemático, astrônomo e filósofo pré-socrático. É um considerado o pai da Geografia na Antiguidade, em função dos importantes estudos sobre as medições da Terra que realizou. Foi um dos principais cientistas e pensadores da Grécia Antiga.
Nascimento
Eratóstenes nasceu na cidade de Cirene, antiga colônia grega na atual Líbia, em 276 a.C.
Morte
Eratóstenes morreu aos 82 anos na cidade de Alexandria (Egito) em 194 a.C.
Biografia resumida
- Viveu e estudou durante sua juventude na cidade de Atenas (Grécia).
- Foi, a convite do faráo Ptolomeu III do Egito, o bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria, a mais importante da Antiguidade. Exerceu este cargo de 236 a.C. até sua morte.
- Foi professor do filho do faraó Ptolomeu III.
Principais realizações
- Desenvolveu um método matemático para medir as dimensões da Terra.
- É considerado o inventor da Esfera Armilar (astrolábio esférico), que é uma espécie de esfera celeste que serve para mostrar o movimento das estrelas ao redor do Sol e do planeta Terra.
- Foi o criador do Crivo de Eratóstenes, método (algoritmo) prático para encontrar números primos dentre os naturais.
- Foi o pioneiro na medição do raio do planeta Terra.
- Elaborou um mapa de todas as terras emersas dentro de um quadriculado geográfico.
- Fez ainda vários estudos das áreas de Geografia, Matemática, Geometria e Astronomia.
Principais obras
- Catasterismos (conjunto de lendas em que os personagens transformam-se em astros).
- Platonicus (obra sobre conhecimentos matemáticos).
- Sobre os significados (livro de estudos geométricos).
- Sobre a medição da Terra (estudos sobre a medição da circunferência do planeta Terra).
- Erigones
- Hermes (poema)