A vida de um trabalhador, no sistema feudal, não era fácil. O camponês da Idade Média devia trabalhar desde o nascer ao pôr do Sol para conseguir apenas fazer sobreviver a família. A sua aldeia era parte do domínio do senhor feudal. A cabana – apenas com uma divisão – era feita de adobe, com armação de madeira e telhado de colmo. Possuía por vezes um pequeno campo onde cresciam legumes. Criava algumas galinhas, um ou dois porcos, e uma vaca que levava a pastar nos terrenos comunitários.
Mas como vilão ou servo, devia trabalhar três dias por semana (e mais em época de colheitas) nas terras do seu senhor. Nas regiões de planalto e de planície, estas terras estavam divididas em longas faixas paralelas que eram cultivadas de forma a darem duas e às vezes até mesmo três colheitas por ano.
GILBERT, J. A vida de um cavaleiro, Lisboa, Verbo, p.20-1
a) Segundo o texto o servo devia trabalhar três dias ou mais nas terras do seu senhor. Cite o nome desse tributo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: a vida do servo (ou escravo) realmente não era fácil! ele não poderia fugir, caso seria maltratado e juntado a ''vagabundos''. se a terra era boa realmente, conseguia tirar uma minima parte para seu sustento e de sua família. A vida de um vilão era, portanto uma eterna marcha sobre um sulco, atrás de uma charrua de madeira puxada por bois.
Explicação: essa imagem da uma visão sobre o assunto, dando um amplo pensamento.
espero mt ter ajudado!!!!!!
Anexos:
Perguntas interessantes