História, perguntado por lorissoares, 8 meses atrás

a vida de Irineu Evangelista de Souza mais conhecido como Barão de Mauá, está estritamente relacionada a história da industrialização no país.

como iniciou sua vida profissional?

os empreendimentos que montou:

as razões de sua falência?

em que condição morreu?​

Soluções para a tarefa

Respondido por andreispinoza2
2

Resposta:

1-Em 1829, a loja foi adquirida por Ricardo Carruthers (1830), que ensinou ao jovem inglês, contabilidade e a arte de comerciar. Aos 23 anos, Irineu já era sócio da firma. No ano seguinte, em 1837, com a volta dos donos para a Inglaterra, Irineu ficou na direção do negócio

2-promoveu o encanamento das águas do rio Maracanã na cidade do Rio de Janeiro em 1850. Em 1851 fundou a Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro. Em 1852 fundou a Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas e a Companhia Fluminense de Transportes. Em 30 de abril de 1854, nasceu a primeira ferrovia do país: a Companhia de Estrada de Ferro, ligando o Porto Mauá na baía da Guanabara à encosta da Serra da Estrela

3-As duas principais razões para a falência dos negócios de Irineu Evangelista

foram a redução das barreiras alfandegárias que existiam no Brasil até então e a sabotagem dos seus negócios por parte de criminosos.

Com a suspensão das barreiras, os produtos que Irineu vendia (em especial os navios, que o Brasil usou, por exemplo, para lutar na Guerra do Paraguai) se tornaram pouco competitivos, e, sem clientes, Irineu Evangelista não tinha mais como manter os seus negócios funcionando, tendo vendido todas as suas propriedades para capitalistas estrangeiros.

4-O Barão de Mauá morreu aos 75 anos de idade, em 1889, no Rio de Janeiro.

Explicação:

Confia poh


lorissoares: valeu tmj
Perguntas interessantes