A vida afetiva no período pré-operatório (aproximadamente dos 2 aos 6 anos) envolve sentimentos inter-individuais, como simpatias e antipatias e sentimentos morais intuitivos. A criança já é capaz de entender as regras e convenções sociais. Segundo Piaget (1969) a cooperação entre os indivíduos coordena seus pontos de vista em uma reciprocidade que garante tanto a autonomia do indivíduo quanto a coesão do grupo. Esta é a época do simbolismo e da representação através das histórias e dos jogos simbólicos. Responda:
a) O que são os jogos simbólicos, segundo Piaget?
b) Dê um exemplo de jogo simbólico indicado para crianças de 4 e 5 anos de idade.
Soluções para a tarefa
Nos jogos simbólicos, a partir da Ludicidade, o educador deve iniciar a brincadeira com o objetivo dos alunos interagirem com diferentes lançamentos, assim como os tipos de recepção, fortalecer a cooperação e executar movimentos para a apresentação prática.
Quanto as atividades externas, é importante que o aluno saiba identificar os aparelhos que serão utilizados.
O estágio sensório motor ocorre por volta de 0 a 2 anos, enquanto o pré operatório dos 2 até os 6, já operacional concreto vai dos 7 até os 11 ou 12 anos, e por fim o de operações formais dos 12 em diante.
Partindo deste ponto, o estágio operatório formal, é aquele em que a criança passa a raciocinar lógica utilizando suas habilidades de raciocínio abstrato, podendo obter deduções lógicas sobre determinado acontecimento, passando a conseguir ter relações coletivas mais profundas.
Resposta:
desafio simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se colocar recriar a verdadeiro usando sistemas simbólicos, altiloquente estimula a imaginação e a imaginativa da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do puro real. É notável colocar diversos autores da maneira que elementar para o desenvolvimento, favorecendo a interação junto com o outro e possibilitando a expressão das emoções e percepções vivenciada na relação que a criança, estabelece através de o domínio real. Piaget valoriza a contribuição do jogo simbólico durante o desenvolvimento cognitivo e afetivo-emocional. exemplar de jogos simbólicos;super herói, fadas,princesas,unicórnio, mundo de doces,ou seja,tudo aquela pessoa aquele não existe,que vem da imaginação. De 4 a 5 anos: Surgem os heróis e as brincadeiras como imitam o mundo adulto. Ofereça lousa, bonecas, casinhas, carrinhos, fazendinhas e imitações de objetos cotidianos, uma vez que telefone, reservatório registradora e petrecho de cozinha.