A verificação dos sinais vitais-SSVV, na criança e no adolescente consiste em uma ação realizada pela equipe de enfermagem que serve de parâmetro para realização de diagnósticos adequados e consequente planejamento da assistência, utilizados como monitoramento da saúde, com a finalidade de atestar a vitalidade através dos valores de: Temperatura (T); frequência respiratória (FR); frequência cardíaca (FC); e pressão arterial (PA). Nos últimos anos a dor tem sido considerada o 5º sinal vital, sendo também aferido e monitorado. Como todo procedimento é imprescindível iniciá-lo com planejamento, organização e higiene das mãos. Coloque V para verdadeiro e F para Falso para as afirmações em relação à verificação de SDVV em crianças e adolescentes: ( ) para aferição da frequência respiratória – FR, é necessário um relógio com marcador de segundos; observando os movimentos respiratórios em um minuto; se a criança estiver no colo ou nos braços dos pais, coloque-a no leito para realizar o procedimento. ( ) para verificação da frequência cardíaca não é necessário relógio com marcador de segundo somente o estetoscópio na região precordial, realize através da ausculta dos batimentos cardíacos entre o 3º e 5º espaço intercostal. Na criança não é possível verificar a FC no pulso radial. ( ) para proceder com a verificação da temperatura é necessário um Termômetro digital; devendo estar posicionado na região axilar, deve-se esperar até a temperatura estabilizar ou o alarme do termômetro soar. ( ) para aferição da pressão arterial – PA, nas crianças maiores usa-se o manguito, contudo, a verificação não deve ser pura e simplesmente uma rotina em pediatria, mas sim como uma indicação, por exemplo: criança nefropata (com doença renal) ou cardiopata (doença cardíaca). Dentro do contexto apresentado no texto, em relação à verificação de SSVV em crianças e adolescentes, assinale a alternativa que contém a sequência de afirmações verdadeiras e falsas. Escolha uma: a. V, V, V, e V. b. F, F, F, e V. c. F, V, V, e V. d. V, F, V, e V. e. F, F, V, e V. Correto
Questão 2 Dentre as patologias cardiovasculares mais graves da infância, estão as cardiopatias congênitas, estima-se que ocorram 8 casos para cada 1.000 nascidos vivos. Elas podem ser diagnosticadas intra-útero através de um exame chamado ecocardio ou após o nascimento através do teste do coraçãozinho, exame físico e Ecocardio. As cardiopatias são divididas em: Acianóticas e Cianóticas, ou seja, que causa cianose e que não causa cianose. As cardiopatias congênitas acianóticas, também são chamadas de hiperfluxo, pois aumentam o fluxo de sangue para o pulmonar e causam sobrecarga pulmonar, levando a criança a ter sintomas de cansaço ao mamar, perda de peso por exemplo.
Assinale a alternativa que contém as patologias cardiovasculares congênitas acionóticas. Escolha uma: a. Persistência Aórtico-Venoso (PCA), Comunicação IntraArterial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e Coarctação da artéria aorta. b. Obstrução do Canal Arterial (PCA), Coarctação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e persistência da artéria aorta. c. Obstrução da permeabilidade carótida-aorta (PCA), Comunicação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e persistência da artéria aorta. d. Persistência do Canal Arterial (PCA), Comunicação IntraArterial (CIA), Comunicação IntraVenosa (CIV) e Coarctação da artéria aorta. e. Persistência do Canal Arterial (PCA), Comunicação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e Coarctação da artéria aorta. Correto
Questão 3 Durante o crescimento e desenvolvimento da criança, várias situações de doenças podem ocorrer, por isso é de extrema importância o acompanhamento da evolução deste, através do monitoramento contínuo deste processo é possível observar sinais e sintomas, detectando problemas e distúrbios precocemente. Desta forma, encontram-se os distúrbios respiratórios; cardiovasculares; gastrintestinais; geniturinários; hematológicos, oncológicos; neurológicos; dermatológicos e endócrinos. Os distúrbios respiratórios que são todas as alterações que alteram a função respiratória e compromete a relação: ventilação e perfusão, ou seja, impede a oxigenação adequada dos tecidos. De acordo com o texto, dentre os diversos distúrbios que pode ser observados durante o crescimento e desenvolvimento da criança aparecem os distúrbios respiratórios como sendo os mais comuns entre eles, assinale a alternativa que contém os principais distúrbios respiratórios da infância. Escolha uma: a. Faringite, otite média, sinusite, estomatite, bronquite e ASMA. b. Faringite, amigdalite, otite média, bronquiolite, bronquite e ASMA. Correto c. Nasofibrose, amigdalite, otite média, adenóide, bronquite e ASMA. d. Faringite, amigdalite, otite média, estomatite, pneumonia e ASMA. e. Nasofibrose, faringite, amigdalite, bronquiolite, sinusite e ASMA.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
1- F, F, V, e V.
2 Persistência do Canal Arterial (PCA), Comunicação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e Coarctação da artéria aorta.
3- Faringite, amigdalite, otite média, bronquiolite, bronquite e ASMA
2 Persistência do Canal Arterial (PCA), Comunicação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e Coarctação da artéria aorta.
3- Faringite, amigdalite, otite média, bronquiolite, bronquite e ASMA
Respondido por
3
1: e-) F, F, V, e V.
2: e-) Persistência do Canal Arterial (PCA), Comunicação IntraAtrial (CIA), Comunicação IntraVentricular (CIV) e Coarctação da artéria aorta.
3- b-) Faringite, amigdalite, otite média, bronquiolite, bronquite e ASMA
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás