A Venezuela faz parte de uma organização chamada OPEP, de que forma este fator ajuda na economia da Venezuela?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Venezuela preside, desde janeiro, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), responsável por 40% da produção mundial e 60% das exportações petroleira. O mandato tem duração de um ano e é ocupado pelo ministro do Petróleo venezuelano e presidente da empresa estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA), Manuel Quevedo, major general da Guarda Nacional Bolivariana.
Na Opep, 13 dos 14 países membros reconhecem Nicolás Muduro como o presidente legítimo da Venezuela. Apenas o Equador reconhece o deputado opositor Juan Guaidó como presidente interino.
"O fato de a Venezuela hoje presidir a Opep não é algo que deva ser menosprezado. Uma das razões é que essas nações continuam reconhecendo Nicolás Maduro como presidente da Venezuela", aponta o economista espanhol Alfredo Serrano, que é doutor em economia pela Universidade Autônoma de Barcelona.
"Também não houve nenhuma tentativa dessa organização em reconhecer alguém que foi autoproclamado presidente interino. Isso, no atual contexto geopolítico, não é um dado menor. Porque, às vezes, cometemos o erro de focar apenas no que estão dizendo os Estados Unidos, e o mundo vai além", afirma o economista.
Entre os países-membros da Opep está a Arábia Saudita, maior produtora e exportadora de petróleo do mundo e aliada dos Estados Unidos. “A Arábia Saudita abriga a maior base militar estadunidense no exterior”, ressalta o advogado e deputado Felix Roque, professor de pós-graduação da Universidade Nacional Bolivariana. E apesar de aliada dos EUA, se manteve isenta em relação aos temas internos da Venezuela.
No entanto, não há expectativa de que esses países possam apoiar o governo venezuelano de forma incisiva, segundo Roque, mas a isenção da maioria na Opep favorece o presidente Maduro.
Explicação:
Para o economista, a Venezuela ampliará seu papel e influência dentro dessa organização. “A Venezuela continua tendo um papel protagonista dentro da Opep, pois tem voz e voto. Além disso, assume funções e atribuições concretas na hora de planejar as questões específicas em relação ao preço do petróleo, níveis de produção e distribuição de outras tarefas. Esses são espaços que o mundo disputa no setor econômico”.
Serrano fala ainda que o lugar que a Venezuela ocupa nesse setor está entre os motivos para os Estados Unidos confrontarem o governo Maduro. “Esse papel importante que a Venezuela joga dentro da Opep lhe é atribuído devido aos níveis de suas reservas de petróleo. Essa é uma das razões da política dos EUA contra a Venezuela, pois tem muito a ver com o seu papel na Opep”, explica.
Entre os grandes desafios da Opep hoje está o equilíbrio e a estabilidade do preço do barril de petróleo. Entre os membros da organização, os mais afetados com a queda do preço petróleo são a Venezuela e o Irã, devido à dependência que suas economias têm da renda petroleira.