A velocidade síncrona de um motor de indução é diretamente proporcional à frequência de excitação e inversamente proporcional ao número de polos. Diante disso, analise as asserções a seguir: I. Como o número de polos é fixo em um motor de indução comum, para se alterar a velocidade do motor é necessário alterar a frequência de excitação do mesmo. PORQUE II. O equipamento que faz essa alteração na frequência de acionamento de um motor é o compensador síncrono, que é amplamente utilizado na indústria para controlar a velocidade e o torque dos motores. Assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira. b. As asserções I e II são falsas. c. As asserções I e II são verdadeiras e II justifica I. d. A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa. e. As asserções I e II são verdadeiras, mas II não justifica I.
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
I. Como o número de polos é fixo em um motor de indução comum, para se alterar a velocidade do motor é necessário alterar a frequência de excitação do mesmo. (Verdadeiro)
Em motores de indução utilizamos a variação da frequência para realizar o controle de velocidade uma vez que Ns= 120.F/Pólos
PORQUE
II. O equipamento que faz essa alteração na frequência de acionamento de um motor é o compensador síncrono, que é amplamente utilizado na indústria para controlar a velocidade e o torque dos motores. (falso)
O compensador sincrono é utilizado para fins de correção de fator de potência na rede.
Respondido por
9
Resposta:
Letra D - A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa
Explicação:
AVA
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás