A velocidade de disparo de potenciais de ação pelo nó sinoatrial (enquanto gerador de impulsos elétricos) pode ser controlada por hormônios e alguns neurotransmissores. Quando estamos em repouso, a liberação de acetilcolina pelo sistema nervoso parassimpático geralmente leva a uma diminuição da frequência do nó sinoatrial para, aproximadamente, 75 batimentos por minuto. Entretanto, cabe destacar que o nó sinusal, pode sofrer danos, o que pode desencadear impedimento na geração de impulsos, porém, como defesa do organismo humano, há uma estrutura que assume enquanto gerador de impulso essa responsabilidade. Sobre o seguimento que assume a geração de impulso elétrico como mecanismo de compensação a uma frequência de 40 a 60 batimentos por minuto, frente à inatividade do nó sinoatrial, analise as opções a seguir:
I
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente a opção I está correta.
Explicação:
* I- Nó atrioventricular (NAV) - [Correta] Corrigido pelo AVA:
II- Nó sinoatrial (NSA).
III- Fibras de Purkinje
IV- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
O nó atrioventricular não cria o impulso nervoso, mas ele é responsável por propagar ele mais rapidamente entre os átrios e os ventrículos, o nó sinoatrial é que produz o impulso e as fibras de Purkinje conduzem esse impulso (I, apenas).
Danos aos nodos
Qualquer dano aos nodos é grave e pode alterar o ritmo cardíaco, até porque a inervação do nervo frénico não controla os batimentos em si, apenas gera estresse para alterar os batimentos em situações de tensão que demandem ações de luta ou fuga, é por isso que os transplantes cardíacos são possíveis.
Venha estudar mais sobre o coração
https://brainly.com.br/tarefa/4360121
Afirmativas:
I- Nó atrioventricular (NAV) -
II- Nó sinoatrial (NSA).
III- Fibras de Purkinje
IV- Nó atrioventricular (NAV) e ramos direito e esquerdo do fascículo atrioventricular.
#SPJ5