Biologia, perguntado por scaramello, 10 meses atrás

A vegetação do cerrado apresenta algumas adaptações para resistir ao fogo. Explique-as

Soluções para a tarefa

Respondido por peddronask
3

Resposta:

O Cerrado apresenta características bastante peculiares e estressantes para as plantas que nele vivem. Por serem seres vivos sésseis, os vegetais sofrem uma importante pressão do ambiente e, por isso, as espécies que vivem nesse local apresentam algumas valiosas adaptações.

No Cerrado, as plantas devem ter adaptações que possibilitem sua sobrevivência em um ambiente com temperaturas anuais médias em torno de 23°C, duas estações bem definidas (seca e chuvosa) e solos com pouca matéria orgânica e bastante ácidos. Além disso, as plantas devem enfrentar o fogo, que é causado principalmente pelo acúmulo de biomassa seca.

Respondido por brunanaomi
3

Explicação:

- Sistema subterrâneo desenvolvido: Uma das adaptações mais admiráveis é a presença de sistemas subterrâneos. Geralmente espessados, esses órgãos acumulam reservas e possuem gemas, que permitem a rebrota após fogo e seca prolongada.

- Caules aéreos espessos: Os caules das plantas do Cerrado normalmente apresentam espessados em virtude de uma grande camada de súber (camada mais externa da periderme). O súber atua como um isolante, impedindo que o fogo chegue até as partes de tecido vivo da planta.

 - Pilosidade: A presença de tricomas é uma adaptação importante, pois, eles, além de atuarem na defesa da planta contra herbivoria, atuam diminuindo a perda de água por transpiração e diminuem a incidência luminosa na planta. (entre outros).

Perguntas interessantes