A variedade de currículos é muito desejável, mas deve haver um projeto de nação, de Estado. Toda nação que se constitui como república precisa ter uma língua e um projeto consensual de valores, que é de responsabilidade da escola. Um currículo não é apenas uma lista de conteúdos. Deve ter avaliação, intenção, atividades e também um conjunto de condições para que se crie o ambiente da aprendizagem – processo este que não é espontâneo. Considerando aspectos sobre o currículo, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, afirma que é tarefa da União ”estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes” para todas as fases da Educação Básica. Esses documentos devem nortear os currículos e seus conteúdos mínimos, “de modo a assegurar formação básica comum”.
( ) A lei não determina que os currículos do Ensino Fundamental e Médio devam ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada.
( ) Língua portuguesa, matemática, conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política do País, além de artes e educação física, são componentes obrigatórios pela LDB.
( ) O Brasil não tem um currículo nacional para a Educação Básica – tema que é historicamente alvo de muitas polêmicas. O que existe hoje são as diretrizes curriculares nacionais para cada etapa, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Escolha uma:
a. V - F - V - V. CORRETO
b. F - V - V - F.
c. V - V - V - V.
d. F - F - V - V .
e. V - V - V - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
V - F - V - V. CORRETO
Respondido por
19
V - F - V - V. Correto
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás