A Variação Linguística abrange diversos aspectos, dentre eles, o aspecto social, histórico, geográfico, tornando a língua um elemento heterogêneo, que se comporta de acordo com as diversas situações comunicativas e o contexto em que os falantes estão envolvidos. [...] Existe, porém, um nível culto do Português, também chamado de “norma padrão”, que é a linguagem dos livros, da imprensa, e, portanto, é por meio dela que se transmite um saber sistematizado, científico.
CALICCHIO, Fatima C. Comunicação e Expressão. Reimpressão. Maringa-PR.: UniCesumar, 2018.
Com base nos estudos realizados, explique, por meio de um texto dissertativo de 10 a 15 linhas, se o(a) secretário(a) executivo(a) deve ou não priorizar o uso da norma padrão em todas as situações do seu contexto de trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
No exercício de seu trabalho, o secretário executivo precisa redigir textos conforme a norma padrão da Língua Portuguesa.
A variante linguística de norma culta pode ser notada com palavras como "requerente", "V. Sª" (uso do pronome de tratamento), ações comuns em um trabalho de secretário executivo.
A linguagem formal obedece a norma culta da Língua Portuguesa, é usada em ambientes formais, seja no trabalho do juiz, para um trabalho da faculdade, etc.
Por sua vez, a linguagem comum é a que utilizamos no nosso dia a dia, ou seja, é também chamada de linguagem coloquial.
Nessa forma de falar, as pessoas não se preocupam com as regras gramaticais, mas sim em transmitir a mensagem.
Abraços!
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás