A VARIAÇÃO DA CORRENTE ELÉTRICA INTERFERE NA INTENSIDADE DO CAMPO MAGNÉTICO? JUSTIFIQUE
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim! Quando uma corrente elétrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magnético.
Explicação:
Se montarmos um circuito fechado composto de um galvanômetro (medidor de corrente elétrica) e um bobina (fio condutor enrolado, formando um conjunto de espiras superpostas). Observaremos que quando um ímã é posto em movimento próximo desse circuito elétrico, o galvanômetro oscilava seu ponteiro. Se o ímã for empurrado para dentro da bobina, o galvanômetro acusa corrente elétrica percorrida num sentido. Se o ímã for puxado de dentro da bobina, o galvanômetro acusa corrente no sentido contrário.
Este fenômeno ocorre para qualquer circuito elétrico fechado. Porém a existência de uma bobina neste circuito é fundamental para a sua detecção, pois ela multiplica a intensidade do efeito proporcionalmente ao número de espiras que a constitui.
Este fenômeno, hoje conhecido como indução magnética, foi explicado pelo físico Heinrich Emil Lenz, baseado no Princípio da Conservação da Energia.
Lenz estabeleceu que a indução magnética ocorre quando há uma variação (aumento ou diminuição) do campo magnético no interior da bobina e a corrente induzida nesta é tal que o campo magnético por ela criado anula o efeito do campo magnético variável que iniciou o processo.
Resposta:
Sim! Quando uma corrente elétrica atravessa um fio condutor, cria em torno dele um campo magnético.
Explicação: