A valorização social de certas variedades linguísticas em detrimento de outras, em decorrência de fatores socioeconômicos ou regionais, evoca questões associadas em alguma medida, ao poder, visto que aqueles que tiveram acesso à escolaridade, à instrução, à cultura revelam mais familiaridade com os aspectos linguísticos e obtêm maior facilidade na busca de oportunidades. Isso revela que a Língua é um poderoso instrumento de ascensão social.
Texto II:
O preconceito linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentro de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado às diferenças regionais desde dialetos, regionalismos, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social.
Fragmento extraído do Artigo: Preconceito Linguístico, publicado no website: Toda Matéria, disponível on line em: Acesso aos 20-10-2017.
A partir da leitura dos dois textos propostos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos mais recorrentes tipos de preconceito presentes na atualidade é o linguístico, o qual pode atuar também como preconceito social.
Porque
II. Os indivíduos e grupos sociais que dominam a norma culta da Língua são valorizados socialmente.
A respeito dessas duas asserções, assinale a única alternativa que exprime de forma correta a relação existente entre elas.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Os indivíduos que dominam a norma culta (padrão) da língua são valorizados por terem acesso ao conhecimento sobre as regras gramaticais e utilizarem, também na fala, esta variante linguística.
Entretanto, este acesso não é garantido para todos, por isso não é correto desvalorizar as pessoas que não usam a norma padrão, pois não é uma garantia de que ela teve acesso a este conhecimento.
Além disso, as variantes possuem características culturais de cada região. Valorizar apenas uma forma de comunicação apaga os elementos culturais da variedade linguística do individuo.
O preconceito linguístico pode atuar também como preconceito social, pois as variantes linguísticas valorizadas são aquelas ligadas aos ambientes privilegiados. Já as variantes usadas em ambientes de maior vulnerabilidade social são estigmatizadas.
A capacidade comunicativa se dá através da adequação da variante linguística utilizada conforme a situação exige. Não é errado usar a linguagem informal e marcações regionais, apenas não é adequado em algumas situações.
Espero ter ajudado!
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/5530287