A valorização das mulheres como ser humano e cidadã é imprescindível, e, por isso, precisa receber investimento diferenciado em relação às ações de saúde planejadas a partir da promoção da saúde, de acordo com os princípios e diretrizes da PNAISM (FREITAS et al., 2009).
COELHO, C. C.; FAUST, S. B.; NICKEL, D. A.; OLIVEIRA, C. S. de. Políticas de atenção à saúde das mulheres. Florianópolis: UFSC, 2017. 68 p.
Neste sentido, apenas nas primeiras décadas do século XX, é que a saúde da mulher recebeu um olhar diferenciado dos gestores e, então, passou a fazer parte das políticas nacionais de saúde. Por sua vez, em 2004, foi elaborada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), cujo objetivo era atender às reais necessidades das mulheres brasileiras e, neste sentido, reduzir os índices de morbidade e mortalidade por causas evitáveis. Diante do exposto, sobre o PNAISM, avalie as afirmações a seguir.
I. O PNAISM incorporou diretrizes de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços da saúde para mulheres jovens.
II. A operacionalização da PNAISM se deu na prática por meio da elaboração de diversas ações consideradas prioritárias no atendimento à saúde dessa clientela.
III. A PNAISM buscou preencher as lacunas deixadas pelas políticas anteriores, como climatério/menopausa, queixas ginecológicas, infertilidade, reprodução assistida, saúde da mulher na adolescência, saúde ocupacional, saúde mental.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
todas estao corretas de acordo com as paginas 110 e 111 do livro
alinearcardi12:
Somente II e III pag 113 do livro
Respondido por
1
Resposta: II e III apenas
Explicação:A numero I esta errada porque diz que é só para mulheres jovens, só que na verdade diz da da integralidade e a equidade de atenção as mulheres ... na página 111 do livro ( saúde coletiva )
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás