ENEM, perguntado por nataliarocha3853, 9 meses atrás

A vaginose bacteriana é a infecção vaginal maisfrequente e a principal causa de corrimento vaginalanormal em mulheres em idade reprodutiva.Essa patologia acomete o trato genital femininoinferior, sendo caracterizada por acentuadaredução na microbiota vaginal normal, constituídapredominantemente pelos lactobacilos, além docrescimento exacerbado de uma variedade debactérias anaeróbicas. As bactérias que geralmentesão mais associadas à vaginose bacteriana sãoGardnerella vaginalis, Mobiluncus spp., Bacteroidesspp. e Mycoplasma hominis. O exame citológicopor meio dos esfregaços de Papanicolaou éamplamente aceito como método de rastreamentoda infecção por Gardnerella vaginalis.TONINATO, L.G.D. et al. Vaginose bacteriana diagnosticada em examescitológicos de rotina: prevalência e características dos esfregaços dePapanicolaou. Revista Brasileira de Análises Clínicas,v. 48, n. 2, 2016 (adaptado).Assinale a opção que descreve corretamente ascaracterísticas citopatológicas da infecção porGardnerella vaginalis.A Presença de células com múltiplos pequenosvacúolos citoplasmáticos bem delimitados,contendo uma inclusão eosinófila.B Presença de células com aumento de volumenuclear equivalente a três vezes a área donúcleo das células normais, hipercromasia epresença de coilócitos.C Presença de células escamosas individuaiscobertas por uma camada uniforme decocobacilos ao longo da margem da membranacelular, formando clue cells.D Presença de inúmeras células polimorfonuclearescom estruturas redondas ou piriformes, matrizcianófila ou azul-lavanda e núcleo excêntrico.E Presença de células multinucleadas, comespessamento da membrana nuclear, núcleosamoldados com ou sem inclusão intranuclear,podendo apresentar um aspecto de vidro fosco

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
1

A alternativa correta é:

A. Presença de células com múltiplos pequenos vacúolos citoplasmáticos bem delimitados,contendo uma inclusão eosinófila.

O principal sintoma associado à vaginose bacteriana é uma intensa secreção vaginal homogênea, de coloração branca ou acinzentada, além do odor desagradável.

Sabe-se que , metade das pacientes não apresentam sintomas.

A vaginose bacteriana é um problema de saúde pública, porque  está associada a complicações ginecológicas e obstétricas, como:

  • doença inflamatória pélvica,
  • endometrite,
  • infecção pós-cirurgia ginecológica,
  • nascimento prematuro, etc.

Perguntas interessantes