A utopia republicana francesa foi inspiração no momento inicial da república brasileira em detrimento da utopia estadunidense, pois
Soluções para a tarefa
O Iluminismo foi uma grande inspiração para a Revolução Francesa (1789) assim como para a Inconfidência Mineira (1789).
A Inconfidência tinha um objetivo separatista, ou seja, desejava a independência apenas de Minas Gerais para a criação de uma república, como nos Estados Unidos. Assim, as ideias iluministas já estavam difundidas no Brasil há algum tempo.
O Brasil copiou o presidencialismo federalista republicano dos Estados Unidos, o que não resolveu os problemas do país e criou novos problemas. Ocorreu uma supremacia do Executivo sobre o Legislativo, centralizando o país, principalmente por uma inabilidade de lidar com os problemas institucionais pelos militares da nova república, inclusive com manipulação dos partidos políticos.
Durante a Monarquia brasileira, o país passou por um período de relativo de equilíbrio institucional, não possuindo experiência republicana entre sua intelectualidade política. Assim como nas revoluções, o novo regime abriu portas para um poder sem experiência. Portanto, o presidencialismo no Brasil não modernizou o Estado brasileiro e deu poder a presidentes que não se responsabilizavam pela continuidade, o que deu margem a conquistas pessoais em detrimento dos cidadãos.
Durante a os primeiros anos de república, o Congresso foi fechado e ocorreu a censura da imprensa do Distrito Federal (Rio de Janeiro), foram expurgados políticos da era monárquica (diminuindo assim a experiência política), foi expandida a política intervencionista (que atrasa o desenvolvimento econômico e cria uma reserva de mercado), avançou com o autoritarismo (prisões, deportações, estado de sítio, deposição de governos estaduais).
Nos Estados Unidos, durante a guerra de independência (1776) a antiga colônia britânica recebeu apoio da Monarquia Francesa. O envio de tropas francesas ao continente americano somado às ideias iluministas fortemente presentes na Franca, influenciou a Revolução Francesa. O projeto político francês e americano eram parecidos, como se observa na carta de independência americana e a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” (1789) da França revolucionária, entretanto os valores republicanos não foram absorvidos.
Com a independência americana, o republicanismo foi a escolha política, com valores de liberdade, direitos inalienáveis (aqueles que não se pode dispor), povo soberano (sem poder herdado) e repudiando a corrupção.
Republicanismo é a ideologia que permeia a República americana, esta sendo uma forma de governo, ou seja, possuem definições diferenciadas.
Assim, o Brasil copiou uma forma de governo, porém não herdou os valores ideológicos que sobressaem na política norte-americana.