Matemática, perguntado por juanfesaba, 10 meses atrás

“A utilização dos materiais manipuláveis oferece uma série de vantagens para a aprendizagem das crianças. Podemos destacar:
• propicia um ambiente favorável à aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianças e aproveita seu potencial lúdico;

• possibilita o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com os colegas e com o professor;

• contribui com a descoberta (redescoberta) das relações matemáticas subjacente em cada material;

• é motivador, pois dar um sentido para o ensino da Matemática. O conteúdo passa a ter um significado especial;

• Facilita a internalização das relações percebidas”. (SARMENTO, 2012).

Algumas possibilidades metodológicas também utilizam materiais manipuláveis, como: jogos, uso da calculadora, entre outros. Porém, destacarei um material pedagógico manipulável que é forte aliado do professor no desenvolvimento do trabalho em educação matemática: “Esse material destina-se a atividades que auxiliam a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. Ele faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952). Parte do concreto rumo ao abstrato. Baseia-se na observação que discentes aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.” (SOUZA, 2011, pg.46). De acordo com os estudos realizados na disciplina, indique abaixo sobre qual o material pedagógico está sendo abordado:

Escolha uma:

a. Sólidos Geométricos;

b. Material Dourado;

c. Blocos lógicos;

d. Ábaco;

e. Quadro valor lugar;

Soluções para a tarefa

Respondido por alexsandratdbp7dx4h
15

Resposta:

Resposta: Material dourado

Explicação passo-a-passo:

Respondido por franciscojosimarl
11

Resposta:

c. Material Dourado;

Explicação passo-a-passo:

Gabarito: Os materiais manipuláveis, ao serem utilizados adequadamente, podem favorecer a diminuição nos processos puramente mecânicos, proporcionando ao aluno a oportunidade de construir e vivenciar situações de raciocínios, observação e construção de procedimentos de cálculo, formas diversificadas de pensar e perceber a realidade, atribuindo significado aos conteúdos e aos conceitos matemáticos. Dessa forma, a educação matemática favorece o desenvolvimento do pensar e do atuar, construindo habilidades, valores e atitudes que ampliam a visão de mundo e a construção do conhecimento matemático. Os materiais manipuláveis favorecem a construção e a vivência de atividades matemáticas escolares, em que não há espaço para uma matemática pronta e acabada, privilegiando a memorização sem compreensão, mas contribui para a construção e apropriação, pela criança, de um conhecimento dinâmico, significativo, que lhe permita compreender e intervir na realidade. Diante disso, a utilização adequada de materiais manipuláveis passa a ser fundamental na prática pedagógica do educador, uma vez que ensinar e aprender matemática consiste em perceber o significado e o sentido de cada conteúdo matemático e a aplicação nos diferentes contextos sociais. O material dourado foi criado por Maria Montessori, médica italiana (1879-1952). Ela desenvolveu o trabalho de construção e apropriação do Sistema de Numeração Decimal (SND), suas propriedades e operações, por pessoas que apresentavam dificuldades de aprendizagem em matemática. O material dourado é utilizado, principalmente, para desenvolver o trabalho com: o Sistema de Numeração Decimal; as operações fundamentais; o desenvolvimento de algumas habilidades, como: observação, comparação, percepção, autonomia, criatividade, raciocínios lógicos, entre outras; a percepção entre o simbólico e o manipulável; a resolução de problemas. Além disso, o material dourado pode favorecer a concentração, o interesse, o raciocínio lógico, desenvolver a inteligência e a imaginação criadora, pois a criança, por natureza, está sempre predisposta ao jogo.

Perguntas interessantes